Triagem para inclusão de idosos no projeto é feita pelo CREAS; serviço será voltado ao atendimento de pessoas com mais de 65 anos em situação de vulnerabilidade e risco social
Na etapa final dos serviços, o prédio que abrigará o projeto “Quero Vida” em Vinhedo, no Jardim São Matheus, recebe serviços em sua área externa. Na localidade, a colocação de iluminação externa e a execução de muretas para proteção das árvores foram concluídas, sendo que a equipe responsável pelas obras fará agora a colocação de bancos e de mesas de jogos na parte de trás do prédio, a fim de criar uma área de recreação ao ar livre. Um caminho, que será utilizado à caminhada dos assistidos, também será feito abaixo do arvoredo existente no local, juntamente ao trabalho de construção do muro de contorno. Destinado às pessoas com mais de 65 anos, o “Quero Vida” será voltado ao atendimento de idosos residentes há pelo menos um ano na cidade e que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social, sobretudo aos que não podem realizar seu autocuidado diário na ausência de cuidadores.
Na parte interna do prédio a estrutura está pronta e praticamente mobiliada, restando apenas os últimos ajustes. Segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, tudo é preparado e organizado para que todos os assistidos por este novo serviço de proteção especial se sintam em casa e para que possam aproveitar, com muito conforto e comodidade, os atendimentos que serão prestados por meio desta nova iniciativa da Prefeitura. “No ‘Quero Vida’ nossos idosos encontrarão o apoio que precisam às suas atividades de autocuidado, alimentação de qualidade e terão atenção integral de uma equipe de profissionais muito competente. Também poderão participar de ações que serão promovidas a fim de preservar a manutenção de sua saúde física e mental e, aos que precisarem, ofereceremos transporte de ida e volta à residência. Sem dúvida, encontrarão o atendimento que precisam no período em que não podem contar com o auxílio de seus familiares”, explicou.
O atendimento por meio do “Quero Vida” será realizado das 8 às 17 horas. A triagem para inclusão no projeto é feita atualmente pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que funciona no Centro de Convivência (Rua Osvaldo Cruz, nº 299, Centro). “Assim que informado o interesse, uma entrevista domiciliar será agendada com o candidato ao serviço, para conhecer de perto a sua realidade e a de sua família e, com isso, identificar se o interessado à vaga se encaixa nos requisitos exigidos à participação no projeto”, explicou a secretária da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim.
No processo de triagem os profissionais do Centro avaliam a situação socioeconômica do idoso, a situação socioeconômica da família cuidadora, a situação de saúde do idoso, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a situação dos cuidadores do idoso, a existência de quadro de violência contra o idoso, o tempo de residência no município, a situação de moradia da pessoa idosa e a situação socioeconômica dos filhos que não residem com o candidato à inclusão no projeto. Os critérios, segundo Claudineia, foram definidos com muito cuidado, a fim de privilegiar as pessoas que mais precisam deste tipo de serviço.
Ainda no “Quero Vida”, a família dos idosos receberão acompanhamento e poderão participar de atividades que ajudarão a melhorar continuamente a qualidade de vida do idoso e a fortalecer o vínculo no grupo familiar. Vinhedo é a terceira cidade do Estado de São Paulo a oferecer este tipo de serviço à população idosa e que necessita de cuidados especiais em período integral, juntamente a Leme e Itú. Mais informações sobre o processo de triagem para inclusão no projeto podem ser obtidas pelos telefones (19) 3826-8759 e 3876-4796 ou pelo e-mail creas.asocial@vinhedo.sp.gov.br.
Localização estratégica
O prédio que abrigará o projeto “Quero Vida” em Vinhedo fica alocado estrategicamente na Avenida Presidente Castelo Branco, no Jardim São Matheus, ao lado de outros três importantes serviços voltados ao atendimento da população idosa: a sede do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos – Grupo Bem Viver, o Centro Aquático da Melhor Idade e do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto.