Objetivo dos políticos é agilizar processo de instalação em Louveira de sistema semelhante ao de Vinhedo para fechar o cerco contra a criminalidade em toda a região
O novo sistema de monitoramento, instalado em Vinhedo pelo prefeito Milton Serafim para garantir mais segurança e intensificar as ações ostensivas e preventivas em Vinhedo, se tornou referência para cidades da região. Diversas autoridades políticas e da área de segurança da região já estiveram em Vinhedo para conhecer o Centro de Comunicação, Inteligência e Monitoramento – Cicom – que funciona na sede da Guarda Civil Municipal e esta semana foi a vez dos vereadores de Louveira obterem informações sobre o funcionamento e os resultados obtidos com o sistema.
O presidente do legislativo de Louveira, Estanislau Steck, e os vereadores Edmar Pinheiro de Lima, Marquinhos Deca, Reginaldo Rodrigues de Souza (Regis), Ailton Rodrigues, Reginaldo Lourençon e o assessor parlamentar Davi Lenço, representando o vereador Ricardo Barbosa, foram recebidos pelo prefeito Milton Serafim, pelo secretário de Transporte e Segurança, Toninho Falsarella; pelo secretário de Governo, José Luís Bernegossi; pelo presidente do Legislativo vinhedense, Adriano Corazzari; o comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Osmir Cruz e o diretor de Trânsito, Altair Ifanger.
O objetivo do grupo é agilizar o processo de instalação em Louveira de sistema semelhante ao usado em Vinhedo para fechar o cerco contra a criminalidade em toda a região.
“Hoje, nosso sistema de monitoramento tem um banco de dados com registros das ocorrências que ocorrem em Vinhedo, além disso, o nosso sistema está interligado com cidades como Indaiatuba e Itatiba que já possuem o sistema de monitoramento e também acesso a Rede Infoseg da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, uma rede de informações disponibilizadas na internet no âmbito nacional que permite acessar dados de indivíduos de todo o Brasil. O objetivo de Vinhedo na instalação deste sistema é fechar o cerco contra a criminalidade”, explicou o prefeito Milton Serafim.
Atualmente, o novo sistema de monitoramento – em operação na cidade desde o primeiro semestre deste ano – contempla 24 câmeras instaladas em nove pontos de entrada e saída do município, que ajudam a armazenar todos os dados dos veículos que entram e saem de Vinhedo e a identificar possíveis suspeitos de envolvimento em práticas delituosas. “Se algum automóvel, por exemplo, constar em nosso banco de dados ou de cidades de Indaiatuba e Itatiba como produto de furto ou roubo e passar por um dos pontos em que haja uma câmera interligada ao sistema, imediatamente um alarme é acionado no CICOM, que já informa às equipes de patrulhamento que estão na região do incidente para verificarem a ocorrência”, explicou o secretário de segurança municipal.
O sistema de monitoramento de Vinhedo surpreendeu os vereadores louveirenses. De acordo com o presidente da Câmara, Estanislau Steck, o objetivo da visita dos parlamentares é agilizar a implantação em Louveira de um sistema de monitoramento semelhante ao de Vinhedo e que esteja integrado a outras cidades da região. “O sistema tem custo bastante acessível e traz resultados eficazes que eu desconhecia. Queremos acelerar o processo de instalação deste sistema ou semelhante em Louveira. Se todos os municípios se unirem mandaremos a criminalidade para longe da nossa região”, disse o presidente da Câmara de Louveira.
Ampliação
A Prefeitura de Vinhedo estenderá a abrangência do novo sistema de monitoramento para mais cinco pontos do município: Avenida Apparecida Tellau Seraphim (próximo a rodovia Anhanguera), Distrito Industrial, saída do bairro Santa Cândida, saída da Capela para Anhanguera e Rua João Edueta acesso à rodovia Miguel Melhado Campos. A novidade integra a segunda etapa de implementação do sistema em Vinhedo e ajudará a intensificar as ações realizadas pela GCM e pelas polícias Civil e Militar.