A Prefeitura de Vinhedo irá investir cerca de R$ 22 milhões para realizar a canalização em córregos municipais.
Os recursos municipais já estão sendo utilizados para o trabalho emergencial no córrego das Indústrias, localizado no Distrito Industrial. O trabalho foi feito primeiramente no trecho onde existia incidência de deslizamento das margens do córrego. A obra está sendo feita em toda extensão, uma área de aproximadamente 570 metros. Nesta terça-feira, dia 14, o prefeito Milton Serafim e o secretário de Obras, Augusto Braccialli, acompanharam o andamento da obra, que está na fase de revestimento de concreto no leito do gabião. A obra deve ser concluída nos próximos dois meses.
A Prefeitura já abriu processo de licitação para dar início às obras de canalização em dois trechos: do córrego Pinheirinho, em toda extensão do bairro São Thomé e em parte do córrego Sterzeck.
“Em épocas de chuvas, os córregos transbordavam causando enchentes e deixando insegurança e prejuízos para muitas pessoas que moram próximos a estes locais. No bairro São Thomé, por exemplo, a via ao lado do córrego acabou sofrendo alterações em função do volume de água. A canalização destes córregos é uma obra aguardada há muitos anos pelos moradores de Vinhedo e trará inúmeros benefícios”, declarou o prefeito Milton Serafim.
No córrego Pinheirinho, trecho da Avenida Pinheiros no bairro São Thomé será feita a canalização por gabião em mais de 900 metros de extensão entre a Rua Felisbina Corazzari Matheus até a divisa com Valinhos.
No córrego Sterzeck, localizado na Avenida Vista Alegre, no Jardim Três Irmãos, será feita a canalização também por gabião no trecho de 400 metros entre as ruas Clemente Felippi e Antonio Sterzeck, próximo a portaria 4 do condomínio Vista Alegre.
O prefeito Milton Serafim também confirmou para o segundo semestre a canalização do córrego Primavera, no Jardim Itália. A obra será executada em toda a extensão do córrego, uma área de 1 mil metros em toda a extensão do córrego, da Rua Rosa Zanetti Ferragut (atrás do Memorial do Imigrantes), passando por baixo da Avenida Independência até desembocar no córrego Pinheirinho.
No trecho do córrego Pinheirinho localizado no Jardim Primavera (Rua Salvador Rotella) a Prefeitura irá executar, ainda este ano, canalização por gabião em 500 metros de extensão entre a Rua Palmeiras até a Rua Xanxerê. Deste trecho da Rua Xanxerê até a Rua Manoel Matheus o sistema de canalização utilizado será a construção de muro de pedra, um sistema manual necessário em função da quantidade de árvores existe neste trecho de aproximadamente 100 metros.
Trabalho antigo
Milton Serafim foi também responsável pela canalização de outros três córregos durante os seus primeiro e segundo mandato como prefeito. O trabalho foi feito em 1.600 metros de extensão no córrego Cachoeira, localizado na Avenida Otávio Tasca, no córrego Sterzeck, no Jardim Três Irmãos, numa área de 1 mil metros de extensão e no córrego Pinheirinho, trecho próximo a atual escola Sesi até a confluência com o córrego Cachoeira.