11 FEV 2021
PREFEITURA
Prefeitura implanta pela primeira vez tarifa social de água em Vinhedo para moradores em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura está implantando em Vinhedo, pela primeira vez, a tarifa social de água para famílias em situação de vulnerabilidade social. O decreto que cria a tarifa social foi publicado nesta quinta-feira (11) no Boletim Municipal de Vinhedo. As solicitações da tarifa poderão ser feitas já no dia seguinte à publicação do decreto.

A tarifa social de água é uma das realizações do plano de governo do prefeito Dario Pacheco. O decreto é baseado em legislações federais, municipais e resoluções da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).

“Esse é um programa que sempre defendi para Vinhedo e que agora podemos colocar em prática. A tarifa social vai contribuir bastante para as famílias que precisam de acolhimento do poder público porque estão passando por um momento de vulnerabilidade, uma situação de fragilidade. Temos que garantir atenção a esses moradores”, disse dr. Dario.

A Prefeitura estima que 2.395 famílias sejam beneficiadas. A tarifa atende exclusivamente residências, prevê desconto de 50% do valor para consumo de até 10 metros cúbicos por mês e 25% de desconto para consumo entre 10 metros cúbicos e 20 metros cúbicos de água por mês. Para solicitar o cadastro na Sanebavi, o morador deve agendar o atendimento pelo telefone (19) 3826-8499.

Cadastro

Para solicitar o benefício, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico), com a inscrição atualizada, e ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo no valor vigente. Para calcular a renda per capita é preciso somar os salários e ganhos da família e dividir pelo número de pessoas.

Também é preciso estar em dia com os pagamentos da conta de água nos 12 meses anteriores. Os interessados devem fazer a solicitação da tarifa social na Sanebavi, com a comprovação da inscrição no CADÚnico.

A Sanebavi terá 30 dias para incluir o morador na tarifa social depois de concluído o cadastro. A renovação do benefício deve ser feita anualmente pelo morador.

“Assim que o decreto for publicado, as famílias que se enquadram nos critérios já podem fazer a solicitação. A Sanebavi está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas”, disse o superintendente da autarquia, Jaderson Spina.

No caso de residências com mais de uma família, cada usuário deve fazer a sua solicitação e o consumo total será dividido pelo número de famílias para a aplicação da tarifa social às que se enquadram nos critérios do programa.

Se forem constatadas irregularidades, os moradores podem ser excluídos do benefício. Entre as irregularidades estão intervenções nas instalações do sistema de água, violação do lacre de proteção do hidrômetro, instalação de aparelhos no sistema, interligação entre imóveis e ligações clandestinas.

Caso o munícipe não possua cadastro no CadÚnico, deve comparecer à Secretaria de Assistência Social, situada a Rua Oswaldo Cruz, 299, Centro (Centro de Convivência). O Setor de Gestão de Benefícios entrará em contato para agendar o dia e horário para realização do cadastro.

Após agendamento pelo telefone 3826-8499 devem ser levados os documentos:

RG e CPF

Folha Resumo do CadÚnico

O cadastro na Tarifa Social será efetivado somente se o munícipe cumprir todos os critérios abaixo:

Possuir renda per capta de até meio salário mínimo

A data da entrevista da Folha Resumo do CadÚnico deve ser inferior a 2 anos. Caso contrário, o munícipe deverá fazer a atualização junto à Secretaria de Assistência Social

A conta de água/esgoto deve estar cadastrada na categoria residencial

A conta de água/esgoto deve estar atualizada em nome de um dos beneficiários do CadÚnico

Documentos para o CADÚnico

RG e CPF de todos os integrantes da família

Carteira de Trabalho de todos os integrantes da família

Holerite de todos os integrantes da família ou Extrato de Benefício do INSS, se for o caso