16 MAR 2022
PROCON
Programa Saber Consumir será levado às escolas de Vinhedo
Procon Vinhedo e a Secretaria Municipal de Educação criaram parceria para empoderar consumidores a partir das salas de aulas
O Procon Vinhedo e a Secretaria Municipal de Educação criaram parceria para levar às escolas da cidade o Programa Saber Consumir, projeto de conhecimento e informação para construção de uma sociedade formada por consumidores empoderados. A parceria foi formalizada nesta terça-feira (15), Dia do Consumidor, quando o Procon entregou à Secretaria de Educação material pedagógico para os professores desenvolverem conteúdos que serão aplicados em sala de aula.

A Fundação Procon – SP capacitará servidores da Rede Municipal de Educação de Vinhedo para utilizar o material pedagógico ainda neste semestre. O material é desenvolvido de acordo com a faixa etária para permitir que os alunos tenham acesso ao conteúdo do primeiro ao último ano ensino fundamental e, após concluir essa etapa da educação, continuem atuando como praticantes e multiplicadores do consumo consciente.

“Com o aprendizado nas escolas, os alunos serão multiplicadores do conhecimento, proporcionando relações de consumo seguras nas próprias famílias, na comunidade em que vivem, orientando os idosos, e esse é sem dúvida o melhor caminho para evitar que práticas abusivas e golpes cresçam de forma vertiginosa como atualmente”, afirmou a diretora do Procon Vinhedo, Carol Nader.

A diretora destacou a importância da parceria para o sucesso do projeto. “A secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, demonstrou enorme sensibilidade com o tema. A educação é o caminho. A disponibilidade, a sensibilidade e a paixão pela profissão demonstrada pela secretária Rogéria transformou esse projeto, que já foi um sonho, em realidade”, afirmou. Segundo ela, o Dia do Consumidor foi escolhido para lançar o programa nas escolas como forma de prestigiar os consumidores.

“Entendemos que não havia data melhor, com a certeza de que investir na educação é o que nos permite acreditar no futuro melhor que todos buscamos”, disse. O material pedagógico foi produzido pelo governo estadual, através da TV Cultura.

Autor: Silvana Guaiume