15 JUN 2023
Prefeitura investe R$ 10 milhões em reformas de escolas municipais
Unidades estavam sem receber melhorias há, pelo menos 10 anos, o que comprometia a qualidade do ensino

Nos últimos meses, a Prefeitura de Vinhedo realizou diversas ações de melhorias e reformas nas unidades da rede municipal de ensino. Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 10 milhões. As ações incluem desde pequenos serviços até reformas estruturais, como troca de telhado, pintura, troca de piso, substituição de iluminação, entre outras intervenções.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, algumas unidades estavam sem receber melhorias há, pelo menos 10 anos, o que comprometia a qualidade do ensino diante de uma infraestrutura precária e obsoleta.

Só na Escola Municipal “Dom Mathias” foram aplicados cerca de R$ 1,5 milhões em reformas. A quadra da escola foi totalmente revitalizada, com nova pintura, instalação de bebedouro, reparo no teto, implementação de porta nos vestiários, e substituição de iluminação. Além disso, a unidade também recebeu várias outras manutenções como pintura, reforma nos banheiros, instalação de pia com torneira e esgoto no laboratório, troca de todo o telhado, troca de interruptores, e substituição da caixa de energia elétrica.

No Centro Educacional Infantil Rei Leão foi gasto cerca de 500 mil em contenção em gabiões de talude adjacente ao muro, e plantio de grama e paisagismo no entorno da escola, assim como o Centro Educacional Infantil Tia Anastácia que também recebeu reforma no muro de gabião no rio atrás da escola, com um investimento de cerca de 500 mil.

Já na Escola Municipal “Prof. Maria de Lourdes Von Zuben”, foram investidos R$ 1,3 milhões em troca do telhado, reforma de toda escola com a pintura, reparo em alguns trincos e substituição da iluminação por LED. Entre as escolas que também receberam a troca do telhado estão a “Prof. Darci Ana Dêgelo Briski”, “Jair Mendes de Barros”, e os Centros Educacionais Infantis Emília, Narizinho, Turma da Mônica e Vila Sésamo.

As obras foram acontecendo conforme a prioridade, e ainda continuarão a acontecer nos próximos meses, com mais investimentos, visando fazer novas melhorias nas escolas. “Queremos com isso garantir mais conforto e segurança aos estudantes, às famílias e também aos educadores, promovendo um ambiente escolar atrativo e também acolhedor”, comenta a secretária de Educação, professora Rogéria Nicoletti.

O prefeito, Dr. Dario Pacheco, que acompanha todo o cronograma de obras, relembra que no começo do governo solicitou uma vistoria em todas as unidades, onde foram elencadas as demandas de cada uma. “Não podemos fazer tudo de uma só vez, mas fico feliz de visitar essas unidades e ver nossos alunos e professores num ambiente seguro onde o processo de aprendizagem acontece de uma forma mais prazerosa”, explica o prefeito.

Outras obras

Nas próximas semanas outras unidades passarão a integrar o calendário de obras. A meta da administração municipal é garantir que todas as unidades tenham suas principais demandas atendidas, pelo menos, até o começo do próximo ano letivo, o que vai permitir, na sequência, que apenas reparos menores sejam feitos, sem demandar grandes investimentos.

“Ficamos muito tempo sem dar atenção a essas unidades. Por isso, por hora, os valores investidos são altos. Mas educação é prioridade. Estamos falando de uma rede com quase 13 mil estudantes”, finaliza o prefeito.

Autor: Camille Heinzl