04 JUL 2023
EDUCAÇÃO
Ações de Educação Ambiental nas Escolas da Rede Municipal aproximam alunos da Natureza
Coleta de verduras, plantio de mudas e uso de hidrogel são algumas das iniciativas que promovem a conscientização ecológica
A Secretaria da Educação de Vinhedo vem promovendo a conscientização ambiental entre os alunos das escolas municipais por meio de diversas ações. Com o objetivo de estabelecer uma conexão mais profunda com o meio ambiente, essas iniciativas visam despertar a consciência ecológica desde cedo, proporcionando aos estudantes experiências práticas e conhecimentos sobre a preservação do ecossistema.

Um dos projetos destacados é a coleta de verduras nas hortas das escolas. Essa atividade permite que os alunos vivenciem de perto o ciclo de cultivo dos alimentos, desde o plantio até a colheita. Outra medida relevante também é o plantio de árvores nativas. Os estudantes tiveram a oportunidade de participarem ativamente do plantio, acompanhando o crescimento das mudas e aprendendo sobre a importância da arborização urbana para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.

Nessas ações, também há o contato com hidrogel, material absorvente e sustentável que auxilia no crescimento saudável das mudas, garantindo uma utilização mais eficiente da água e reduzindo o desperdício.

“Ações como essas têm um papel fundamental na formação dos alunos, despertando neles uma consciência ambiental desde cedo” comenta a bióloga Rosângela Grigolleto educadora ambiental da Secretaria de Educação.
Autor: Camille Heinzl