17 JUL 2023
Programa de hortas da rede municipal de Educação é destaque em programa de TV
Reportagem destacou hortas orgânicas, utilização de hidrogel e conscientização sobre a educação ambiental na infância
Na última quinta-feira (13), o Centro de Educação Infantil Rei Leão recebeu a visita da equipe da TV Rede Século 21, que veio até o município para gravar um quadro especial para o programa infantil Brasil Cristão, intitulado "Como é que é?".

O objetivo do quadro é despertar a curiosidade das crianças, desvendando o passo a passo de fabricações, serviços, atividades em geral e, também, questões relacionadas à espiritualidade. Nessa visita, a reportagem concentrou-se em conhecer as hortas da escola, as frutíferas nativas da Mata Atlântica e a utilização do hidrogel nos plantios.

A repórter mirim Analice teve a oportunidade de entrevistar as crianças e ajudá-las a plantar novas verduras na horta. O hidrogel, um polímero superabsorvente, foi destacado como um elemento essencial no plantio, mantendo as plantas sempre hidratadas. À medida que a terra vai secando, o hidrogel libera a água aos poucos, distribuindo-a por toda a árvore. Essa aplicação é particularmente importante neste período do ano.

"A nossa horta é totalmente orgânica, cultivada pelos nossos alunos, e se torna uma vivência singular, onde eles experienciam desde o preparo da terra, o plantio e a colheita. Este projeto está de acordo com a proposta pedagógica da escola", comentou a diretora do CEI Rei Leão, Mileni Pulga.

Essa prática é importante para a educação ambiental dos alunos. “Educação Ambiental é um sonho que se sonha junto, por isso este projeto foi planejado com a ajuda de várias pessoas do Coletivo Refloresta Vinhedo, e da Secretaria de Educação, e tem um papel fundamental na formação dos alunos, despertando neles uma consciência ambiental desde cedo”, conclui as educadoras ambientais, Rosângela Grigolleto e a Clara Bernardes.
Autor: Camille Heinzl