20 JUL 2023
Oficinas gratuitas de fotografia instruem alunos de escolas municipais
Projeto “Foto Studio - Panorama Brasil” apresenta aulas práticas e teóricas e uma exposição aberta ao público como trabalho final
Escolas municipais de Vinhedo vêm recebendo o projeto de oficinas de fotografia “Foto Studio - Panorama Brasil”. Com 30 alunos participantes em cada turma, as aulas tiveram início em 02 de maio nas escolas municipais “Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut” e CIC “Eduardo Von Zuben” e serão realizadas até o dia 11 de outubro. As oficinas terão uma pausa durante o recesso escolar, com retorno em agosto.

As oficinas do “Foto Studio – Panorama Brasil” têm como objetivo a difusão do mundo das artes visuais, da cultura e da fotografia. Durante a primeira etapa das aulas, os alunos aprenderam sobre a História da Fotografia, Fotografia Analógica, Fotografia Pinhole, e puderam adquirir conhecimentos sobre Luzes, Flash e Fotômetro, Objetivas e Lentes, Iso, abertura, obturador, passando ainda por Direção de Arte e Fotografia Digital.

Após a conclusão das oficinas, os trabalhos realizados pelos participantes serão expostos em uma mostra fotográfica, aberta ao público durante dois dias. Além disso, serão confeccionados e distribuídos 300 calendários com as fotografias produzidas pelos alunos.

Além de registrar momentos e oferecer lazer e descontração, a prática da fotografia estimula a criatividade, desenvolve a capacidade de observação e pode abrir oportunidades para a vida profissional.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Foto Studio - Panorama Brasil” tem a produção da Sancell e apoio da Incentivar, com patrocínio da Avery Dennison e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União.

Autor: Camille Heinzl Salomé