20 SET 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência debate diretrizes de políticas públicas
Propostas aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o apoio da Prefeitura de Vinhedo e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu na manhã desta quarta-feira, 20 de setembro, a V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo do evento foi a discussão e a articulação de propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência, após os debates, as propostas deliberadas serão encaminhadas para o Executivo Municipal e para a Conferência Estadual.

Tendo como tema "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo", a conferência reuniu usuários dos serviços, trabalhadores do Sistema único de Assistência Social (Suas), além de autoridades locais, entre elas o prefeito Dr. Dario Pacheco, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luzia Gonçalves de Lima, o presidente da Câmara de Vinhedo, Paulinho Palmeira e a deputada Andrea Werner.

“Eu, como secretária, acredito que temos que colocar todas as pessoas no nosso todo. No meu todo, tem que caber todo mundo, sempre respeitando, com as mesmas garantias de direitos. Eu sei o quanto evoluímos e o quanto precisamos melhorar, estamos caminhando e fazendo cada vez mais. Nossas vagas nos serviços estão sempre crescendo e estamos sempre nos aprimorando para auxiliar a todos”, destacou Cristina Mazon, secretária de Assistência Social.

O prefeito, Dr. Dario Pacheco, ressaltou durante sua fala de abertura na Conferência que Vinhedo já deu um grande passo para incluir a pessoa com deficiência, mas que o objetivo é que Vinhedo se torne a cidade da inclusão. “Nosso ponto forte é a Assistência Social, que duplicou o orçamento, estamos fazendo um trabalho essencial para garantir a todos que a inclusão seja sempre primordial.”

Discussões e propostas

As discussões tiveram Carlos Eduardo Ferrari como palestrante. Ele é Mestre em Administração, pós-graduado em Marketing e Comunicação Persuasiva, e consultor internacional para assuntos relacionados à gestão e políticas públicas de proteção social e inclusão da pessoa com deficiência. Os participantes foram divididos em quatro grupos para discutir as propostas relacionadas aos eixos já trabalhados nas três pré-conferências que foram realizadas nos dias 18, 25 e 31 de agosto.

Após os debates foi realizada uma votação e diversas propostas foram aprovadas, voltadas para os eixos de Monitoramento e avaliação de políticas públicas, Estratégias para o avanço, transversalidade e perspectiva das Políticas Públicas no processo de inclusão das pessoas com deficiência, Sistemas de apoio (direito de acesso à escola, trabalho, saúde, habilitação, reabilitação) e sistemas de proteção social; além de tratar sobre os desafios para a comunicação universal.

Além das deliberações e votações, foram selecionados os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual. No poder Público Luzia Gonçalves será a titular e Tathiane Pantaleão a suplente, enquanto Edson Leme e Silvio Torezin foram escolhidos como delegados da Sociedade Civil.

Autor: Giovanna Sottero