12 DEZ 2023
EDUCAÇÃO
Prefeitura investe mais de R$ 2,5 milhões em reforma na EM “Prof. André Franco Montoro”
Fotos: Rogério Levy
Reformas que tiveram início esta semana, visam trazer uma série de melhorias estruturais e elétricas para a instituição
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na última segunda-feira (04), a reforma na Escola Municipal "Prof. André Franco Montoro", na região da Capela, com um investimento total estimado em mais de R$ 2,5 milhões.

Na primeira fase, a instituição passará por uma série de melhorias estruturais e elétricas. O projeto contempla a substituição completa do telhado, adotando um novo design com caimento para duas águas, além de colocação de telhas metálicas trapezoidais e uma estrutura metálica de apoio. Simultaneamente, será realizada a troca de toda a rede elétrica e iluminação por LED, visando modernização e eficiência energética.

O forro da escola também será substituído por um sistema de PVC em placas removíveis, facilitando manutenções futuras na rede elétrica e no telhado. E as paredes externas começarão a ser pintadas, utilizando um fundo preparador para minimizar danos causados pela chuva durante a instalação do novo telhado. O investimento inicial para essa etapa é de aproximadamente R$1,2 milhões, com um prazo de execução estimado de três meses.

Durante este período, que se estenderá para o início do ano letivo de 2024, os estudantes da EM Prof. André Franco Montoro contarão com atividades remotas, garantindo a continuidade do processo educacional, prezando pela segurança de alunos e profissionais da educação.

A segunda fase da reforma, prevista para iniciar em março de 2024, abrangerá melhorias no prédio escolar e na quadra da escola. Isso inclui pintura interna da unidade, manutenção e substituição de esquadrias e pisos, a execução de um novo telhado na quadra, com telhas metálicas, além da reforma completa de sanitários, e pintura externa e interna da quadra. O investimento estimado para esta etapa é de R$1,3 milhões, com um prazo de execução de quatro meses.

Já a partir da próxima terça-feira (12), o atendimento da secretaria da escola será transferido temporariamente para o prédio da Escola Municipal “Dom Mathias”, situada em frente à EM " Prof. André Franco Montoro". Professores e outros profissionais também serão alocados na EM "Dom Mathias" durante o período da reforma.

Outras Obras

A reforma na EM "Prof.André Franco Montoro" faz parte de uma série de investimentos realizados pela Prefeitura de Vinhedo na rede municipal de educação. Até o momento, cerca de mais de R$10 milhões já foram investidos em diversas escolas, abrangendo desde pequenas intervenções até reformas estruturais.

Além da Escola Municipal "Prof. André Franco Montoro", outras instituições já passaram por intervenções que visam garantir um ambiente propício ao desenvolvimento acadêmico e ao bem-estar dos alunos. Como a EM "Dom Mathias" que foi submetida a reformas na laje, e a EM "Dr. Jair Mendes de Barros", que teve seu muro fechado. Na Escola Municipal "Profª Maria de Lourdes Von Zuben", a reforma concentrou-se na quadra e arquibancada, com a instalação de telhas nos vestiários.

Outras intervenções incluíram a reforma total do telhado no prédio anexo da Escola Municipal "Dr. Abrahão Aun" e no Centro de Educação Infantil "Marquês de Rabicó". O CEI "Tia Anastácia" e a EM "Antônia do Canto S. E Cordeiro" receberam melhorias na cobertura.

O CEI "Pedrinho" teve um redário construído para atividades com as crianças. O Centro de Educação Infantil "Cuca" e a Escola Municipal "Cláudio Gomes" passaram por uma revitalização do parquinho, reforçando o compromisso da administração municipal em proporcionar ambientes adequados para a comunidade escolar.

Todas as obras estão sendo conduzidas de acordo com uma priorização estabelecida, e continuarão a acontecer nos próximos meses, com mais investimentos.

“O objetivo é realizar melhorias em todas as escolas da rede municipal, promovendo um ambiente educacional mais seguro e moderno para os alunos e profissionais envolvidos” comenta a secretária de educação, professora Rogéria Nicoletti.
Autor: Camille Heinzl