14 DEZ 2023
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura conclui obras emergenciais no CEI “Narizinho”
Foto: Rafael Faria
A instituição, que teve parte de sua estrutura comprometida por conta das chuvas, passou por diversas reformas, a fim de garantir a segurança de todos
Após os danos provocados pelas intensas chuvas e ventos que atingiram o município no mês de outubro, a Prefeitura de Vinhedo concluiu as obras emergenciais no Centro de Educação Infantil “Narizinho”, localizado no Jardim Nova Vinhedo. A instituição, que teve parte de sua estrutura comprometida, passou por reformas a fim de garantir a segurança das crianças e funcionários.
O investimento total nas reformas do CEI foi de aproximadamente R$ 647 mil, contemplando uma série de intervenções para restaurar e fortalecer a infraestrutura do prédio. Entre as medidas adotadas, destacam-se a troca do telhado e do forro, a substituição da rede elétrica, a instalação de eletro calhas, e a pintura externa.
Durante o período das obras emergenciais, algumas crianças foram temporariamente realocadas para o salão da Igreja São Sebastião, situada em frente à escola, assegurando um ambiente seguro e adequado para os alunos.
Além das melhorias estruturais essenciais, a intervenção aproveitou para realizar outras reformas, a fim de modernizar as instalações. Todas as torneiras foram substituídas por modelos com fechamento automático. As luminárias foram trocadas por sistemas de LED, visando uma eficiência energética superior. E para garantir a segurança no entorno da escola durante a noite, foi instalada iluminação em pontos estratégicos, eliminando áreas escuras.
A pintura interna da escola também foi realizada, contribuindo para um ambiente mais agradável e propício ao aprendizado. Contudo, vale ressaltar que, embora tenham sido concluídas as obras emergenciais, os trabalhos na instituição continuam acontecendo, uma vez que a Prefeitura já tinha como projeto a ampliação da escola.
Com a expansão planejada, uma nova sala será construída para os professores, permitindo que a atual sala adaptada seja convertida em uma brinquedoteca para as crianças. Além disso, a ampliação incluirá também a instalação de novos banheiros, contribuindo para uma infraestrutura mais completa e funcional.
“As obras emergenciais demonstraram o comprometimento da Prefeitura de Vinhedo em assegurar a qualidade e a segurança das instalações educacionais, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento e aprendizado das crianças”, comenta a secretária de Educação, professora Rogéria Nicoletti.

Outras obras
Até o momento, cerca de mais de R$10 milhões já foram investidos em diversas escolas, abrangendo desde pequenas intervenções até reformas estruturais.
A EM “André Franco Montoro”, que tem um investimento previsto de R$ 2,5 milhões com reformas, está em obras para garantir a substituição completa do telhado, colocação de telhas metálicas trapezoidais e uma estrutura metálica de apoio, troca de toda a rede elétrica e iluminação por LED, a substituição do forro por um sistema de PVC em placas removíveis, além de muitas outras melhorias.
Já a EM "Dom Mathias" foi submetida à reforma geral, incluindo a substituição do telhado do pátio interno, da rede elétrica, do sistema de iluminação em LED da escola e da quadra, e pintura interna e externa.
Outra Escola Municipal que também passou por uma reforma geral foi a “Jair Mendes de Barros”, que incluiu a substituição do telhado e do forro, bem como a pintura interna e externa da escola. Da mesma forma, na EM "Maria de Lourdes Von Zuben", a reforma concentrou-se na substituição do telhado, além da realização de pintura interna e externa tanto na escola quanto na quadra.
Outras intervenções incluíram a reforma total do telhado no prédio anexo da Escola Municipal "Dr. Abrahão Aun" e no Centro de Educação Infantil "Marquês de Rabicó”.
Todas as obras estão sendo conduzidas de acordo com uma priorização estabelecida, e continuarão a acontecer nos próximos meses, com mais investimentos.
Autor: Camille Heinzl