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FEV
05
05 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Salas de recursos multifuncionais proporcionam inclusão educacional para alunos com deficiência
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Atualmente, Vinhedo possui 18 salas de recursos multifuncionais, sendo 4 em escolas de educação infantil e 14 em escolas que atendem o ensino fundamental I e II
Desde 2006, com a extinção das classes especiais, as escolas municipais de Vinhedo têm implementado o modelo de Salas de Recursos Multifuncionais para atender os estudantes público-alvo da Educação Especial. O objetivo é integrar esses alunos em salas de aula comuns, proporcionando atendimento especializado tanto no turno quanto no contraturno escolar.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é conduzido dentro das Unidades Escolares, destinado a alunos com deficiência, abrangendo desde a educação infantil até o ensino fundamental II. Nas escolas de educação infantil, esse atendimento ocorre de forma itinerante, com cada professor especialista atendendo em média duas escolas, acompanhando o desenvolvimento das crianças com suspeita de deficiência. Apesar de não haver uma sala física no ensino infantil, o professor acompanha o aluno na própria sala de aula, garantindo suporte pedagógico adequado.
O serviço inclui a orientação de professores e famílias das crianças público-alvo da educação especial para facilitar a utilização de recursos pedagógicos e de acessibilidade no processo de aprendizagem. Em caso de suspeita de deficiência, os professores de sala regular encaminham os alunos para as salas de recursos multifuncionais em conjunto com o Coordenador da Unidade Educacional, a fim de realizar os redirecionamentos necessários.
Atualmente, Vinhedo conta com 18 salas de recursos multifuncionais, distribuídas entre escolas de educação infantil e aquelas que atendem o ensino fundamental I e II. Quatro dessas salas estão destinadas à educação infantil, enquanto as 14 restantes atendem ao ensino fundamental.
Algumas escolas, em virtude das obras de ampliações, estão mudando a localização da sala de recursos, como na EM “Jair Mendes” e na "Profª Antonia do Canto", onde foi recentemente construída uma nova sala para o AEE. Essa medida tem sido tomada para disponibilizar um espaço maior e mais adequado aos alunos atendidos.
É importante destacar também, que todas as escolas do ensino fundamental I e II possuem essas salas, enquanto no ensino infantil, por enquanto, apenas quatro escolas receberam verbas do governo federal para implementar as Salas de Recursos Multifuncionais. Nessas escolas, embora não haja uma sala física específica, todo o material necessário para beneficiar as crianças está disponível. E a expectativa é que em breve todas as escolas de educação infantil também sejam beneficiadas.
O encaminhamento para as salas de recursos multifuncionais pode ocorrer de duas maneiras: por meio da identificação de dificuldades pelo professor da sala regular, em colaboração com o Coordenador da Unidade Educacional, ou pela apresentação de laudo médico, comprobatório da deficiência do aluno. Nos casos em que é fornecido um laudo médico, os atendimentos no AEE são realizados após a elaboração do Estudo de Caso do aluno, conduzido pelo professor de Educação Especial.
“O investimento e implementação das Salas de Recursos Multifuncionais em Vinhedo desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão e no atendimento adequado aos alunos da Educação Especial. Esses espaços especializados proporcionam suporte pedagógico personalizado, garantindo que cada estudante, independente de suas necessidades, tenha acesso a uma educação de qualidade” comenta a coordenadora pedagógica da Educação Especial, Patrícia Arnellas.
Autor: Camille Heinzl
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