07 MAR 2024
Vinhedo tem o maior mosaico em pastilhas do Brasil
Foto Noticia Principal Grande
Artista Elvis da Silva está montando sozinho mural de 189 metros de comprimento (Foto: Eliel Rezende)
Artista Elvis da Silva está montando sozinho mural de 189 metros de comprimento
Vinhedo está vendo nascer o maior mosaico em pastilhas do país, e construído por um único artista, o autodidata Elvis da Silva. A obra está localizada na Av. Presidente Castelo Branco, no muro da empresa Jatobá, que fornece todo o material para a execução do trabalho.

Na primeira etapa, em 89 metros de extensão, por 2,87 de altura, o mural apresenta uma aula de história do Brasil. As pastilhas de porcelana dão forma a um jatobá, a uma flor de Ipê amarelo - flor símbolo do Brasil, uma helicônia vermelha - que é da mata Atlântica, seguida por um Uirapuru da cabeça vermelha, que é da Amazônia.

Na sequência uma parte histórica segue evidenciando as caravelas, o pau-brasil, outros animais da fauna brasileira, a cultura da cana-de-açúcar e do café, os povos originários e ainda o brasão da cidade de Vinhedo.

Nascido em Pirassununga/SP, Elvis da Silva tem 62 anos é conhecido pelas exposições e obras em várias cidades paulistas. Desde 2018 fixou residência em Campinas, onde mantém seu ateliê atual. Quando a pandemia o segurou em casa, pensou que era o momento certo para se aventurar por outras artes. Passou pelas esculturas de metal, de argila e chegou aos mosaicos, aceitando o desafio apresentado pela empresa vinhedense.

Agora, ele já está trabalhando na nova etapa. São mais 100 metros, no mesmo muro, que deve ser concluído até o final do ano, trazendo uma outra temática: a história das Américas no período pré-colombiano.
A parte concluída já é considerada a maior do Brasil, feita desta forma artesanal, pastilha por pastilha, com apenas um artista trabalhando e sem a ajuda de máquinas.

Em Vinhedo, é também dele os dois painéis na Escola Estadual Patriarca da Independência, onde já estudou. Obra também feita com pastilhas doadas pela mesma empresa. Além do mural na Prefeitura da Capela.