O projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade) foi apresentado ao Prefeito Jaime Cruz na manhã desta quarta-feira, dia 15, pela coordenadora terapêutica do Ceivi (Centro de Especialidades Integradas de Vinhedo), Camila Palhares e pela engenheira Milena Coragem, mãe de Gabriel, de 3 anos, usuário do Ceivi, ambas integrantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD).
O LIA foi inspirado num projeto de São Paulo chamado “Anna Laura Parques para Todos” (Alpapato). Desenvolvido pelo engenheiro Rodolfo Fischer, um pai que enxergou a necessidade de sua filha, o Alpapato inaugurou o seu primeiro parque acessível na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) da Mooca em janeiro de 2014.
Para a conselheira e mãe, Milena Coragem, é preciso chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão da criança com deficiência também no lazer.
De acordo com Camila Palhares, a ideia é colocar equipamentos inclusivos ao lado de brinquedos comuns, para que crianças com ou sem necessidades especiais possam se divertir juntas. “As crianças com mobilidade reduzida, alterações sensoriais e intelectuais, devem ter também a oportunidade de brincar de forma segura e ampliar suas experiências motoras, cognitivas e sensoriais, gerando sensações prazerosas que favorecerão a melhora da autoestima, promovendo a inclusão social, caminho que conduz a uma sociedade sem preconceitos”, disse.
O Prefeito Jaime Cruz se mostrou entusiasmado com o assunto, sobretudo, ao tomar conhecimento dos benefícios dos brinquedos adaptados, que não só prezam pelo lazer da criança com deficiência, mas também podem ser utilizados como um recurso de estimulação e complementação ao seu desenvolvimento psicomotor.
“Iremos analisar de forma bastante criteriosa, as características e benefícios de todos os brinquedos adaptados existentes no mercado, definição do local para serem inseridos e buscar parcerias a fim de expandir o projeto, de forma gradativa, contemplando desta maneira, o maior número possível de crianças com necessidades especiais”, disse.
Conforme ressaltou o Prefeito Jaime Cruz, é dever do Poder Público assegurar às pessoas com deficiência, o pleno exercício de seus direitos básicos, propiciando seu bem-estar pessoal, social e econômico. “Precisamos ter um olhar mais cuidadoso para este público, um olhar mais humano e de solidariedade”, afirmou.
Os brinquedos devem estar de acordo com as normas de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO e se adequar aos padrões de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.