Estudo também aponta cidade como a primeira em infraestrutura e a segunda colocada em desenvolvimento social
Vinhedo sempre foi conhecida nacionalmente pela qualidade de vida oferecida aos seus moradores, pelo alto índice de desenvolvimento humano e pelo destaque regional nos quesitos educação e saúde. Agora, a cidade também é colocada no topo entre as melhores cidades do Brasil para fazer negócios. Estudo realizado pela consultoria Urban Systems e publicado na edição 1.100 da Revista Exame, nesta semana, aponta Vinhedo como a melhor cidade do Brasil, entre 50 mil e 100 mil habitantes, para novas oportunidades.
A pesquisa leva em consideração dados do município como o PIB per capita, que supera significativamente a média nacional; elevado Índice de Desenvolvimento Humano; e o Índice Firjan de Gestão Fiscal. Também foram apontados como indicadores crescimento do PIB e matrículas de alunos no ensino médio de acordo com o número populacional. Apesar de a indústria empregar maior parte da população vinhedense, a maioria das empresas está nos setores comercial e de serviços, segundo o ranking.
O estudo coloca Vinhedo, ainda, como a primeira em infraestrutura, entre as cidades brasileiras de 50 mil a 100 mil habitantes, levando em consideração percentual de pavimentação asfáltica na cidade, índice de atendimento urbano de água, população em domicílios com energia elétrica, entre outros.
Vinhedo aparece na segunda colocação em desenvolvimento social. Para este ranking foi analisado o percentual de população extremamente pobre, esperança de vida ao nascer, taxa de alfabetização, índice de tratamento de esgoto e registros de homicídios por 100 mil habitantes.
O relatório divulgado pela empresa de consultoria também aponta Vinhedo como a 12ª do país em capital humano e 17ª em desenvolvimento social.
Sobre o novo estudo que coloca Vinhedo mais uma vez como referência nacional o prefeito Jaime Cruz declarou a importância de Vinhedo ser colocada como exemplo brasileiro em atrair investimentos. “Apesar da crise econômica que afeta o Brasil, Vinhedo ainda consegue se destacar como uma das melhores cidades para fazer negócios. Isso é fruto de um trabalho conjunto dos setores público e privado e nós, da Prefeitura, trabalhamos para, cada vez mais, incentivarmos a instalação e novas empresas em nosso município e a expansão das que já estão implantadas, como forma de aumentar a geração de renda em nosso município e proporcionar emprego à nossa população. Nosso papel é oferecer serviços públicos eficientes para que nossa cidade continue sendo procurada para novas oportunidades por quem busca qualidade de vida. E este estudo mostra que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
O estudo analisou o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, apresentando os municípios com as melhores oportunidades para se investir. O ranking apresenta, ainda, detalhes sobre infraestrutura, capital humano, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.
O IQM – Índice de Qualidade Mercadológica foi construído com objetivo de prospectar e hierarquizar as melhores áreas potenciais para investimentos.
Índices de destaque
Investimentos na área de Cidade Digital, Indicadores Fiscais e Sociais apontaram, recentemente, Vinhedo como uma das 20 melhores cidades do Brasil (em diversas categorias, em acordo com o porte médio da cidade), segundo ranking divulgado pela revista Isto É, em parceria com a Austin Rating (agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira que também se caracteriza pelo desenvolvimento de metodologia própria para análise de indicadores). Entre as cidades de porte médio, categoria da qual Vinhedo está incluída, a cidade chegou ao patamar de 4º lugar no Brasil, na categoria indicadores digitais, em investimentos no setor de mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.
De acordo com estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Vinhedo está também entre o seleto grupo de municípios que garante efetividade na gestão pública. A informação consta no IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal – instrumento que evidencia as ações dos governos às exigências da comunidade, reunidas em sete especialidades: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governanças da Tecnologia da Informação, tendo como base o ano de 2014.
O relatório da Fundação Seade do Índice Paulista da Primeira Infância – IPPI mostra que Vinhedo, em comparação com as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas, possui a maior capacidade em promover o desenvolvimento infantil, por meio do acesso aos serviços de saúde e educação voltados às crianças menores de seis anos.
A educação municipal também foi avaliada pelo IOEB – Índice de Oportunidade da Educação Brasileira, responsável por identificar quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos, envolvendo a rede municipal, estadual e particular. Segundo o IOEB Vinhedo é o terceiro município mais bem colocado da RMC e apresenta resultados acima da média estadual e nacional.
Além de figurar entre o seleto grupo de municípios a conquistar o “Selo Município Livre do Analfabetismo”, por apresentar alfabetização igual ou superior a 96%, Vinhedo também ocupa a 13ª posição no ranking nacional e a 5ª do Estado, em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que possui três indicadores: Longevidade, Educação e Renda.