O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) mede as oportunidades que as cidades e estados oferecem aos seus alunos
A escola está longe de ser apenas um local onde os alunos, sejam eles crianças ou adolescentes, passam parte de seu tempo. Trata-se de um espaço importantíssimo em que são transmitidos valores sociais e culturais que deverão servir para o resto da vida. É esse o pensamento de muitos pais na hora de escolher a escola dos filhos. Na maioria das vezes, surgem dúvidas do tipo; como saber se o ensino oferecido é adequado? Para responder a essa pergunta, um novo índice que identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem foi criado e que envolve a rede municipal, estadual e particular: Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB).
Segundo critérios do IOEB, Vinhedo é o terceiro município mais bem colocado da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e muito acima da média do Brasil, possuindo o índice de 5.3 e ocupando a 55a posição no Estado.
“A Educação é a prioridade em nossa Administração; em Vinhedo a tratamos de forma responsável, pois sabemos que ela é a condição essencial para garantir o avanço do país nas próximas décadas. As medidas tomadas por nossa Administração mostram que estamos seguindo na direção correta e continuaremos atentos para o ensino público em Vinhedo”, afirmou o Prefeito Jaime Cruz que de 2009 a 2013 esteve a frente da Secretaria de Educação.
Enquanto a média do país foi de 4.5 e a do estado de São Paulo de 5.1, Vinhedo obteve o índice de 5.3, superando a nota nacional e se destacando entre as três melhores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Novamente, Vinhedo confirma sua referência de altos investimentos na educação municipal, grande atração de unidades da rede privada e o asseguramento do acesso ao Ensino Médio, administrado pela Secretaria de Estado da Educação.
Lançado nesta semana, para aperfeiçoar o sistema de controle social da Educação, em uma iniciativa do Centro de Liderança Pública com apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho e desenvolvido pelos mesmos autores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No IOEB as notas variam de 0 a 10, para a situação de municípios e estados do ciclo infantil ao ensino médio das redes públicas e privadas, com base em alguns critérios como: escolaridade dos professores, experiência dos diretores, taxa de atendimento de crianças entre 0 e 6 anos, taxa de atendimento na Educação Infantil, número médio de horas aula/dia.
“Agradeço ao Prefeito Jaime Cruz por me dar a oportunidade de gerenciar uma Secretaria de tamanha importância para o município. Estamos juntos em uma tarefa desafiadora, assumimos este compromisso felizes e com o esforço contínuo de toda a Administração para implementação do nosso plano de ação da educação, investindo os recursos na rede pública de ensino da maneira mais eficaz”, disse a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti.
Gestão de excelência
Dos mais de 5 mil municípios brasileiros, um pequeno grupo se destaca na luta contra o analfabetismo e Vinhedo faz parte desta equipe. O município foi confirmado pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Município Livre de Analfabetismo em 2014, com base nos dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2010. Receberam o título apenas 207 cidades de todo o país, incluindo Vinhedo, por apresentarem índice de alfabetização igual ou superior a 96%.
Vinhedo também detém o prêmio Prefeito Amigo da Criança, criado pela Fundação Abrinq — Save the Children. O prêmio é o reconhecimento entregue aos municípios que avançaram nos últimos anos na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A cidade está entre os 183 municípios brasileiros que conquistou o reconhecimento pleno no desenvolvimento de ações focadas ao público infanto-juvenil pelo Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).
Já a Fundação Seade responsável pelo Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), mostra que o município de Vinhedo possui a maior capacidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), em promover o desenvolvimento infantil por meio do acesso aos serviços de saúde e educação voltados às crianças menores de seis anos.
No Índice Paulista da Primeira Infância, Vinhedo obteve o índice 0,8324, classificando-se entre os grupos com os melhores resultados. Dos 645 municípios paulistas, apenas 10% obteve resultado muito alto; quando comparado aos municípios que compõem a RMC, Vinhedo alcançou a primeira colocação.
Em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Vinhedo ocupa a 13a posição no ranking nacional e a 5a do Estado, formado por três indicadores: Longevidade, Educação e Renda. O quesito Educação foi o que mais se desenvolveu entre o período analisado, de 2000 a 2010.
O acesso ao sistema de ensino é analisado através das taxas de frequência, apresentadas pelo IDH. Elas permitem uma visão da efetividade do ensino básico regular em Vinhedo, ou seja, do primário, a partir dos 06 anos de idade, ao ensino médio, 17 anos, por região. Neste cenário, pode-se afirmar que Vinhedo alcançou a universalização do acesso ao ensino básico regular, tendo em vista que em algumas regiões, as crianças de 06 a 17 anos de idade matriculadas no sistema municipal de ensino passam de 100%.
Recentemente foram divulgados os resultados da prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) – aplicada em Vinhedo desde 2009, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. No Fundamental I, do 2o ao 5o ano, o crescimento do índice foi de 9,2%. No mesmo período, a média referente ao 7o e 9o ano, do Fundamental II, ampliou em 23,5%.
Na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014, direcionada aos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I, fase final do ciclo de alfabetização, identificou que os alunos vinhedenses do 3o ano do Ensino Fundamental, ficaram em 1o lugar na Região Metropolitana de Campinas (RMC) na prova que avaliou o desempenho em “matemática”. No quesito “escrita”, 93,43% dos alunos alcançaram ótimo desempenho, ficando em 2o lugar no ranking da RMC. Referente ao nível de “leitura”, Vinhedo manteve o bom desempenho, conquistando a 3a posição entre todos os 20 municípios que compõem a RMC.