Ao todo são 16 novos veículos, entre ambulâncias, veículos adaptados para transportar cadeirantes e atender pacientes acamados pelo Programa de Atendimento Domiciliar
O prefeito Jaime Cruz, o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi e o secretário de Administração, Adriano Corazzari, conferiram no último sábado, dia 25, a nova frota de veículos da Secretaria de Saúde a serviço da população de Vinhedo. Ao todo são 16 novos veículos que irão reforçar a frota da Rede Municipal de Saúde.
São seis novas ambulâncias, modelo sprinter, que prestarão atendimento à população na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, no PA – Pronto Atendimento da Capela (ambos funcionam 24 horas) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, acessado pelo telefone 192. Todas as ambulâncias são equipadas com equipamentos internos necessários para atender a população em casos emergenciais.
Outros dois veículos sprinter foram adquiridos e adaptados para transportar pacientes com deficiência que utilizam cadeiras de roda. Os veículos têm elevador, acesso para conduzir duas cadeiras de roda e bancos para serem utilizados por acompanhantes ou pacientes sentados.
Outros cinco veículos do mesmo modelo serão usados para transporte de passageiros que apresentam dificuldade de locomoção, mas precisam realizar procedimentos de saúde, dentro ou fora do município.
Dois veículos modelo Palio ficarão a servido da Vigilância Sanitária e um veículo modelo Doblô será usado pela equipe do PAMDA – Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar da Prefeitura que leva atendimento multidisciplinar a pacientes acamados.
"Somente quem precisa utilizar estes serviços sabe da importância de ter uma frota nova e com capacidade para transportar com segurança os pacientes. A saúde é uma das prioridades do nosso município e investir em frota moderna e com condições de atender com qualidade à população que necessita em casos emergenciais é fundamental para garantir a saúde de nossa população”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Através do atendimento de emergência 192, 1.838 pessoas foram atendias somente no primeiro quadrimestre deste ano. O serviço de transporte da Secretaria de Saúde também executou, nos quatro primeiros meses de 2015, 7.705 viagens que incluem transferência e remoção de pacientes da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – a outros hospitais e pacientes para realização de exames e procedimentos de saúde internos e para 25 cidades, como São Paulo, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Hortolândia, beneficiando 9.131 usuários da Rede Municipal de Saúde.
Segundo explicou o secretário de Saúde o transporte de pacientes é oferecido pela Prefeitura a todos os usuários da Rede Municipal de Saúde de Vinhedo que necessitam realizar internamente ou em outras cidades exames e procedimentos específicos para tratamento de saúde.
Por meio do PAMDA, a Prefeitura também realizou 10.496 procedimentos no primeiro quadrimestre deste ano aos quase 350 pacientes. Estes procedimentos incluem atendimento médico, odontológico, de enfermagem, nutricional, de fisioterapia, de fonoaudiologia, psicologia, além de serviço social prestado oferecido à família.
Quando pedir ajuda pelo 192
Casos de urgência e emergência podem ocorrer em casa ou na rua a qualquer hora e, muitas vezes, é difícil saber exatamente a quem recorrer para solicitar atendimento pelo telefone.
Assim como outros municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Vinhedo conta tanto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, acessado pelo telefone 192, como com o Corpo de Bombeiros, acionado pelo telefone 193, o que significa que tem uma estrutura completa e eficiente para todos os tipos de atendimento de urgência e emergência.
Casos clínicos e de trauma ficam a cargo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Já quando é necessário resgate e salvamento, o atendimento é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.
A estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Vinhedo funciona 24 horas atendendo chamados de todas as áreas de Vinhedo. A equipe é formada por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores.
Saiba em quais situações acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192
Crise convulsiva
Sangramentos e hemorragias
Queda da própria altura
Trabalho de parto
Queimaduras graves
Intoxicação e envenenamento
Tentativa de suicídio
Dores no peito
Parada cardiorrespiratória
Saiba em quais situações acionar os Bombeiros pelo telefone 193
Incêndio
Acidente de trânsito com vítima
Desabamento
Deslizamento de terra
Choque elétrico
Vazamento de gás
Acidentes com produtos químicos
Salvamentos aquáticos
Quedas de altura