07 OUT 2019
PREFEITO
Vinhedo já contabiliza 1.182 contratações com carteira assinada em 2019, melhor resultado desde 2013

Percentual de crescimento é um dos maiores da Região Metropolitana de Campinas

O ritmo de contratações com carteira assinada em Vinhedo em 2019 é o melhor dos últimos 6 anos, mesmo comparando com períodos de 12 meses. De janeiro a agosto deste ano, o saldo é positivo em 1.182 postos de trabalho. Os dados fazem parte da análise da Assessoria Econômico-Financeira da Prefeitura de Vinhedo e tem como base os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal.

“Emprego é base de dignidade para qualquer cidadão, para as famílias, para o sustento dos nossos moradores. Por isso não medimos esforços para na busca por novas empresas e investimentos para enfrentar essa crise que assolou todo o país, e como resultado de todo esse trabalho, Vinhedo está saindo na frente, superando a média de contratações no Estado e no Brasil. Isso é muito gratificante”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

No ano, o crescimento do número de contratados é de 3,29%, enquanto que na RMC e no Estado de São Paulo, a média é de 1,76% e, no Brasil, de 1,55%. O resultado em Vinhedo é superior, inclusive, ao total de contratados ao longo de todo o ano passado, quando o município registrou saldo positivo de 1.089 novas vagas.

Por setor

No acumulado de 2019, todos os setores da economia vinhedense (exceto Agricultura, que fechou 2 vagas), registraram saldo positivo. Liderança do setor de Serviços, com 780 contratações; seguido por Serviços Industriais de Utilidade Pública, com 148; Comércio, com 81; Indústria de Transformação, com 47; e Construção Civil, com 34.

Total de empregos formais

Com o resultado de agosto, Vinhedo chegou a 37.140 empregos formais, uma média de 472 a cada mil habitantes, segundo melhor resultado da RMC, atrás apenas de Hortolândia. Na RMC, a média é de 286 empregos formais por mil habitantes, no Estado, 265, e no Brasil, apenas 186. O resultado de Vinhedo supera, inclusive, cidades como Campinas, com média de 318 empregos formais a cada grupo de mil habitantes, e Jundiaí, com 383.

Desde 2017, Vinhedo anunciou a vinda de diversas novas empresas. Algumas delas, inclusive, estão na fase de implantação e em breve vão gerar mais postos de empregos formais ao município, bem como geração de impostos. É o caso da Ascenty, maior data center da América Latina, e a White Martins.

A Prefeitura segue trabalhando para a vinda de novas empresas, oferecendo condições especiais, como ferramentas como o SIM Empresa Fácil que, dependendo do caso, proporciona umalvará provisório em até 24 horas para o empreendedor iniciar suas atividades.