Os alunos das turmas A,B e C da Escola Municipal Professora Darci Ana Dêgelo Briski, no Centro de Vinhedo, já têm um livro de memórias, embora a idade deles gire entre os 11 e 13 anos. A ideia do livro surgiu após os alunos conhecerem os gêneros entrevistas, relatos, biografais e autobiografias nas aulas de português da professora Maria José Von Zuben Dias.
Cada uma das três turmas do período da tarde da escola municipal, com perto de 20 alunos cada, participou com um texto, gerando três livros de Memórias, um de cada turma, com mais de 50 páginas cada um.
O Prefeito Jaime Cruz fez questão de visitar a escola, conversar com os alunos e ouvir as histórias de alguns deles, que constam do livro:
“Quando o secretário de Educação me entregou esse material eu fiquei entusiasmado porque o livro é cheio de vida com a história de cada um dos alunos. São histórias de vinhedenses que faço questão de ter no meu gabinete para mostrar. São ações boas como essa, que tornam a nossa cidade cada vez melhor”, afirma o Prefeito Jaime Cruz, que estava acompanhado pelo Secretário de Educação Luiz Fernando Bonesso de Biasi.
As capas dos três livros também receberam atenção especial e um concurso elegeu o trabalho criativo dos alunos de cada uma das séries. João Victor Teixeira Degelo teve seu trabalho escolhido para a capa do livro do 7º A; Helen Musselli, do 7º B e Cintia Oliveira Rosa, do 7º C.
De acordo com a professora de português, Maria José Von Zuben Dias, o objetivo do trabalho foi resgatar as lembranças e os fatos passados que permanecem na memória dos alunos e valorizar a importância dessa fase da vida e da relação com a família.
Como não houve a possibilidade de imprimir o livro em quantidade, foi feito um número para deixar na biblioteca, na Secretaria de Educação, prefeitura, um que vai circular entre os alunos e outro que eles podem levar para casa para mostrar aos pais.
“Parabenizo a professora Maria José Von Zuben Dias, a diretora Solange Segatello Campideli e os alunos pelo belo trabalho. São livros que ficam na memória não apenas de quem escreve, mas também de nós que os lemos, além de posicionar nossas escolas em iniciativas de gabarito”, afirma o secretário de Educação, Luiz Fernando Bonesso de Biasi.











