Na abertura da 11ª Semana da Pessoa com Deficiência em Vinhedo, na tarde desta segunda-feira, dia 25, o prefeito Jaime Cruz anunciou que já solicitou à Secretaria de Obras da Prefeitura a elaboração de projeto para construção e readequação de rampas de acessibilidade nas principais vias da região da Capela. O projeto seguirá os moldes da obra já realizada pela Prefeitura recentemente na região Central e deve ficar pronto ainda este ano para início da execução.
Segundo o prefeito Jaime Cruz o objetivo é proporcionar facilidade e segurança às pessoas que apresentam dificuldade de locomoção. Para ele, a participação popular por meio dos conselhos municipais tem se fortalecido e consolidado em Vinhedo nos últimos anos.
“Um governo que não escuta os conselhos municipais e a sociedade organizada tem muito mais chance de errar. Os trabalhos realizados esta semana não beneficiam apenas as pessoas com deficiência, mas todas as pessoas que apresentam mobilidade reduzida, como por exemplo os idosos de nossa cidade. Nos últimos anos investimos em acessibilidade, com readequações nos principais prédios públicos, incluindo todas as escolas, para proporcionarmos acessibilidade. Nesta próxima sexta-feira entregaremos oficialmente a obra as rampas nas principais vias do Centro e por isso já solicitei a elaboração de projeto semelhante para a região da Capela, que abriga a maior parte da população vinhedense. Trabalhamos para transformarmos, no futuro, Vinhedo uma cidade 100% acessível. Esta semana é muito importante para sensibilizarmos a população e quebrarmos a barreira do preconceito”, disse o prefeito Jaime Cruz na abertura do evento.
A Semana é realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e visa conscientizar os moradores quanto ao dia a dia do deficiente intelectual, físico, auditivo e visual, a fim de se combater o preconceito e estimular a inclusão social deste segmento da população.
Durante toda a semana serão realizados palestras, eventos culturais e divulgação do “Cadastro Inclusão”, criado no ano passado para obter dados atualizados dos moradores que sejam deficientes ou que tenham dificuldades de locomoção para melhora no atendimento e entendimento de suas demandas, criação e aprimoramento de políticas públicas. Empresas instaladas na cidade também abrirão suas portas esta semana para as entidades assistenciais apresentarem atividades culturais.
O presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Amadio Cremonesi, destacou em seu discurso a importância do projeto Selando Parcerias, em que a Prefeitura repassa recursos financeiros a entidades sem fins lucrativos como forma de subvenção social, ao financiamento de projetos sociais, de saúde e de educação.
A secretária de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, destacou a importância da semana para refletir e traçar novas diretrizes para o segmento e da parceria firmada com os conselhos municipal em prol da população.
“É importante termos um governo em que a voz do povo é ouvida e atendida através dos conselhos municipais. Temos trabalhado para garantir uma ida digna ao cidadão, temos muito que fazer ainda neste segmento mas estamos evoluindo”, comentou aos presentes a secretária municipal.
Em nome do Poder Legislativo, o presidente Rubens Nunes destacou o trabalho sério realizado no município.
Também participaram da abertura da Semana o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, José Pedro Cahun; o secretário de Esportes, Gustavo Zampieri; o superintendente da Sanebavi, Odair Fernando Seraphim (Canjica); o presidente do Legislativo, Rubens Nunes e os vereadores Ana Genezini, Dario Pacheco, Nil Ramos, Hamilton Port, Alexandre Viola, além de representantes das secretarias municipais, conselhos e entidades assistenciais.
O deputado federal, Roberto Freire, esteve presente em Vinhedo e participou da abertura do evento, destacando os avanços conquistados por Vinhedo nesta área. “Parabenizo a Prefeitura pela realização das ações desenvolvidas nesta área e por mais uma edição da Semana da Pessoa com Deficiência. São ações como estas de Vinhedo que podem servir de exemplo para todo o Brasil”, comentou o deputado.
Durante a abertura da Semana, que ocorreu na sede da Secretaria de Assistência Social, os participantes puderam apreciar a apresentação cultural “Pé na Estrada”, pelos assistidos do LarCab (Lar Carlos Augusto Braga); a dança “Voo da Borboleta” do Ceivi (Centro de Educação Integrado de Vinhedo) e a apresentação musical com Cau do Teclado.
Na manhã desta segunda-feira, dia 25, também aconteceu o Festival de Natação Adaptada. O evento ocorreu na piscina da Escola Municipal CIC Eduardo Von Zuben, reunindo cerca de 100 atletas, entre eles alunos do Departamento de Esportes Especiais da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura; do Peama – Programa de Esporte e Atividades Motoras Adaptadas, de Jundiaí; e do Ciad – Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente, da PUC de Campinas. Os atletas participaram de com provas de 25 metros, adaptada (com o apoio de professor), e regular.
Programação
A programação da 11ª Semana da Pessoa com Deficiência prossegue durante toda a semana.
Nesta terça-feira, dia 26, a partir das 9h, haverá divulgação do “Cadastro Inclusão”, na Policlínica da Capela. No período da tarde, às 14h, ocorre a abertura da exposição “Arte Acesso” do artista plástico Adélio Sarro. A exposição poderá ser visitada no Memorial do Imigrante, até o dia 29 de agosto, das 9h às 14h, com entrada gratuita.
No dia 28, também às 9h, a divulgação do “Cadastro Inclusão” será no Centro Médico do Jardim São Matheus. No mesmo dia, às 14h, tem palestra “Da consulta ao tratamento – Atendimento de excelência”, que será ministrada por Elisabeth Fernandes, psicóloga com experiência em atendimento de pessoas com deficiência. O público alvo da palestra será funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.
Para encerrar a Semana, no dia 29, haverá no período da manhã vivência na região Central, com objetivo de conscientizar os comerciantes da cidade sobre a importância de investirem em acessibilidade. Às 14h, na Praça Santana haverá um ato para marcar a entrega da obra de construção e readequação de rampas nas ruas do Centro, executada pelo projeto de acessibilidade e mobilidade urbana da Prefeitura, a pedido dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
O projeto contemplou a construção ou readequação de 63 rampas nas ruas Jundiaí, Nove de Julho, Humberto Pescarini, Santos Dumont, Monteiro de Barros, Avenida Dois de Abril, Rua Manoel Matheus e na Praça Sant’Anna e atendeu diretamente ao estudo de acessibilidade apresentado pelos membros dos Conselhos Municipais do Idoso e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A obra foi feita em conformidade à Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR-9050), que prevê critérios de acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, estabelecendo parâmetros técnicos a serem observados no projeto da construção, instalação e adaptação de rampas e calçadas.
Projeto de acessibilidade
Em 2010 a Prefeitura deu início às obras de infraestrutura para melhorar a acessibilidade nos prédios públicos, com reformas e instalação de rampas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física e mobilidades reduzidas.
Um destes exemplos é o paço municipal. Escolas, ginásios esportivos, secretarias municipais e prédios públicos que recebem número grande de pessoas diariamente, como o Procon, também foram beneficiados com projetos. No mesmo ano a Prefeitura também lançou um amplo projeto de calçamento para proporcionar segurança aos pedestres, principalmente a idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.
Confira a programação
Dia | Horário | Atividade | Local |
26 | 9h | Divulgação do ‘Cadastro Inclusão’ | Policlínica da Capela – Rua Juliana Von Zuben Degelo s/nº, Capela |
26 | 14h | Abertura da exposição “Arte Acesso”, do artista plástico Adélio Sarro | Memorial do Imigrante – Avenida dos Imigrantes s/nº, Portal |
28 | 9h | Divulgação do ‘Cadastro Inclusão’ | Centro Médico do Jardim São Matheus – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375 |
28 | 14h | Palestra com a psicóloga Elisabeth Fernandes | Auditório do Centro Médico do Jardim São Matheus – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375 |
29 | 9h | Vivência | Rua da região Central |
29 | 14h | Ato para marcar a construção e readequação das rampas de acessibilidade no Centro | Praça Santana |