17 ABR 2014
PREFEITO
Prefeito Jaime Cruz busca no Ministério da Saúde alternativas para um hospital em Vinhedo

Com o objetivo de discutir as alternativas para que o povo de Vinhedo possa ter um hospital de qualidade e que atenda a demanda na cidade, o prefeito de Vinhedo Jaime Cruz esteve nesta quarta-feira no Ministério da Saúde, em Brasília, procurando alternativas para assuntos de interesse da comunidade vinhedense, entre elas a situação da Santa Casa de Vinhedo. Acompanhado da secretária de Saúde, Nádia Capovilla, e do secretário de Governo, Eliazar Ceccon, o prefeito Jaime Cruz foi recebido no gabinete do Ministro da Saúde pelo assessor especial Carlos Jorge Martins — CJ.

“Dando sequência a reunião que realizamos há alguns dias com os vereadores da cidade e a atual provedora da Santa Casa, Marta Elisa, fomos buscar em Brasília quais as alternativas possíveis para que a Santa Casa de Vinhedo possa se recuperar da situação que se encontra atualmente. No Ministério da Saúde, recebemos uma série de documentos que orientam sobre a sistemática necessária para a inclusão de Santas Casas no processo de refinanciamento das dívidas, o chamado PROSUS. A Prefeitura já havia assinado, alguns meses, pelo prefeito Milton Serafim, um termo que contribuiria também para este processo. Entretanto, pelo que fomos informados no Ministério, a nova Portaria 535 publicada no último dia 8 de Abril, e levando em conta a real situação financeira da Santa Casa, bem como as razões que obrigaram a Prefeitura a optar pelo atendimento em outro hospital, dificulta, e muito, a possibilidade da inclusão da Santa Casa neste processo de renegociação”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

Dada a situação, e já projetando ações a curto prazo, o prefeito Jaime Cruz reforçou ao Ministério da Saúde que irá planejar ações que permitam retomar em Vinhedo os atendimentos de internação, cirurgia e maternidade via Sistema Único de Saúde — SUS. “Temos convicção e números que comprovam a qualidade de atendimento dos serviços médicos que contratamos para os vinhedenses no Hospital Galileo. Não temos o que se queixar neste quesito. Mas já estamos projetando, com o interesse público em primeiro lugar, uma força tarefa entre Executivo, Legislativo, Promotoria, Conselho de Saúde, empresários, entidades, enfim, uma proposta que permita, repito sob o interesse público, trazer para a cidade o atendimento hospitalar, mas com qualidade, transparência e eficiência, para que o vinhedense tenha a tranquilidade que sempre buscamos”, complementou Jaime.

Ainda em Brasília, o prefeito também esteve no gabinete do Deputado Federal Paulo Freire, trabalhando em alguns projetos importantes, na busca de emendas e convênios, principalmente para revitalização das praças públicas, de modo a implantar um novo projeto, em estudo, que integre Esporte, Cultura e Saúde, em sintonia inclusive com o desejo expresso pelo prefeito em seu discurso de posse. “Estamos trabalhando, forte, para resolver esta questão do hospital em Vinhedo. Sabemos o quanto o nosso sistema de Saúde é eficiente no atendimento, com número reduzido, quase zero, de reclamações na Ouvidoria de Saúde, por conta dos ótimos profissionais da área que sempre estão a disposição para atender, com qualidade, o nosso povo de Vinhedo. E este projeto de dar vida as nossas praças é para que, também, possa levar mais lazer, entretenimento e ações na área da saúde, aos finais de semana, aos diversos bairros da nossa cidade. Vida na Praça atrai as pessoas de bem, as famílias, aproximando a Prefeitura da nossa gente”, comentou o prefeito Jaime Cruz.