Graças ao sistema de videomonitoramento por câmeras da Prefeitura de Vinhedo utilizado pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo, mais uma quadrilha que praticava roubos tipo “saidinha de banco” foi presa nesta sexta-feira (7).
De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, a quadrilha já havia feito um roubo de R$ 5mil reais no último dia 13. Na ocasião, a vítima fez o saque em uma agência bancária da cidade e seguiu para o Distrito Industrial, onde foi abordada por indivíduos que fugiram com o dinheiro em uma moto Hornet e um veículo Megane.
Após o assalto, com os dados fornecidos pela vítima, a Guarda Municipal registrou os dados dos veículos no sistema de monitoramento e na manhã desta sexta-feira, por volta das 11h, o Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom) da Guarda identificou a entrada dos mesmos veículos na cidade pela Avenida Aparecida Tellau Seraphim.
Imediatamente a Guarda Civil Municipal fez o cerco à quadrilha no cruzamento da Rua Manoel Matheus e Rua dos Pardais, no Portal. Foram presos três indivíduos, um na moto e dois no carro. Os três são da cidade de São Paulo e têm entre 24 e 30 anos. Após a prisão, a Guarda obteve informações de que a mesma quadrilha já havia realizado roubos na cidade de Louveira.
Foram apreendidos, ainda, coletes à prova de balas, pistola 9 mm com carregador e roupas de vigilante.
Os três indivíduos, que já tinham passagem pela Polícia (artigo 157), foram encaminhados à Delegacia de Polícia para a autuação. As vítimas dos roubos em Vinhedo e Louveira serão chamadas para fazer o possível reconhecimento.
Janeiro
Também graças ao sistema de monitoramento por câmeras da Prefeitura de Vinhedo, uma quadrilha que atuava na região cometendo roubos em “saidinhas de banco” teve integrantes presos no dia 29 de janeiro em uma operação que contou com as Guardas de Vinhedo e Louveira.
Segurança, pensamento metropolitano
O prefeito Milton Serafim, que também é o presidente do Conselho da RMC, tem defendido o pensamento metropolitano como o ponto central para os avanços em diversas áreas, como é o caso da segurança. “Sempre destaco a importância da integração metropolitana como ponto central das soluções neste setor e da criação de um sistema único de segurança para combater a criminalidade nas cidades da região. Não podemos pensar em combater a criminalidade de forma individual, é importante esta sintonia entre as cidades”, destacou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.