Os trabalhos de construção da terceira estação de tratamento de água de Vinhedo não param dentro do condomínio São Joaquim, local onde funcionará a estação.
Nesta segunda-feira, 11, foi realizada mais uma etapa de concretagem das estruturas da ETA São Joaquim.
Para concretar mais uma camada das paredes do tanque de entrada de água bruta que ocupam uma área de 70 m² e a laje de fundo do primeiro módulo de tratamento da estação de 20 m², foram utilizados 91 m³ de concreto, o equivalente a 13 caminhões carregados.
“Nós estamos trabalhando em ritmo acelerado para concluirmos essas obras em abril do ano que vem. Com mais uma estação nós teremos condições de complementar o abastecimento de água para a Capela implantando uma nova rede na estrada da Capela a partir da Casa Verde”, afirma Canjica.
Desde o inicio dos trabalhos, parte da área do terreno foi rebaixada em mais de 6 metros e o solo foi estabilizado com rachões. O tanque da unidade de captação que terá 7 metros de altura já teve o fundo e duas colunas das paredes concretadas. A viga de fundação da casa de química também já foi feita.
“Com a ETA 3, Vinhedo dará um salto de qualidade na prestação do serviço à população já que ela terá capacidade para tratar aproximadamente 720m³/h. Também será possível racionalizar energia elétrica uma vez que não será mais necessário bombear a água coletada até o sistema da ETA 1, no Jardim Planalto”, afirma o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Depois de pronta, a água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada.
A rede adutora com tubos de ferro fundido de 400 mm já está pronta. Ela foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada.