Com a readequação do prédio, Delegacia disporá de espaço prioritário e reservado para esse atendimento
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, conforme determinado pelo prefeito Jaime Cruz, atenta às necessidades das mulheres que são vítimas de violência, numa ação conjunta com a Polícia Civil, está investindo em infraestrutura para que o atendimento a essas cidadãs seja cada vez mais qualificado e eficaz.
“Juntamente com a Guarda Civil Municipal, nós vamos fazer aqui na Delegacia um espaço onde aquela mulher que teve medida protetiva decretada pela Justiça possa receber todo o acompanhamento, um espaço aconchegante e receptivo. E a Guarda vai estar aqui, através da Lei Maria da Penha, acompanhando essa mulher”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Na segunda-feira, 20, o prefeito Jaime Cruz, acompanhado do secretário de Transportes e Defesa Social, Osmir Cruz, esteve na Delegacia de Polícia de Vinhedo, onde foi recebido pela delegada titular, dra. Denise Florêncio Margarido, oportunidade na qual dialogaram sobre o projeto de mudança estrutural que ocorrerá no prédio.
“A violência contra a mulher é uma realidade, infelizmente muito triste. A cada dia estamos vendo e lendo notícias de mulheres vítimas de companheiros, ex-companheiros, e até filhos. Em Vinhedo, nós temos nossa delegada, Dra. Denise, uma mulher guerreira e forte que está à frente de um trabalho que será pioneiro no Estado”, elogiou o prefeito Jaime Cruz.
Além do espaço de atendimento da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e do local destinado à Guarda Civil Municipal, a Delegacia contará também com uma brinquedoteca, local para que as mães possam deixar seus filhos enquanto são atendidas. Esse atendimento será feito de forma prioritária e reservada, dando às vítimas todas as condições para relatarem fatos ocorridos como também para que sejam devidamente protegidas e orientadas.
Nessa linha de trabalho, a Prefeitura de Vinhedo, atenta às necessidades das mulheres que são vítimas de violência, criou dentro da estrutura da Guarda Civil Municipal a Patrulha de Apoio à Mulher (PAM), divisão que integrará esse novo projeto.