Prefeitura de Vinhedo criou estrutura física própria de transmissão de dados e que já permite disponibilizar acesso gratuito a sinal de internet para mais de 70% da população
Após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter considerado o acesso à internet um direto humano, em 2010, o uso de tecnologias de comunicação vem se consolidando cada vez mais como ferramenta indispensável ao desenvolvimento social. Atenta a essa aplicabilidade dos recursos digitais, a Prefeitura de Vinhedo tem priorizado a universalização e a criação de políticas públicas que contemplam a inclusão sociodigital dos moradores pelo Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, iniciativa que começou em 2009 e que tem transformado o município numa das principais cidades digitais do Brasil.
Nas ações de inclusão sociodigital, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, informou que a Prefeitura tem investido na democratização de acesso à cultura digital a partir da viabilização de sua própria rede de transmissão de dados – a Infovia Municipal – e na estruturação de vários serviços de governo eletrônico (e-Gov). “Considerando o quanto a cultura digital tem sido capaz de mudar comportamentos sociais e tem facilitado o dia a dia de todos há que se oportunizar, enquanto gestor público responsável, o acesso democrático à informação e aos serviços digitais. E em Vinhedo temos feito isso investindo em tecnologia, serviços de e-Gov e em estrutura para que nossos moradores não apenas disponham de ferramentas on-line, mas para que todos possam ter o acesso à internet gratuitamente”, falou.
Em Vinhedo, a inclusão digital dos moradores pela Infovia Municipal compreende estrutura física composta por aproximadamente 80 quilômetros de cabeamento de fibra óptica e por cerca de 70 estações para transmissão de sinal via rádio na cidade. “Além de interligar todos os prédios públicos e de atendimento aos moradores numa rápida e segura rede de transmissão de dados, a Infovia permite à Prefeitura ofertar o acesso gratuito ao sinal de internet para mais de 70% dos moradores da cidade, que podem solicitá-lo a qualquer tempo para uso em suas residências”, explicou o secretário municipal de Governo, José Luis Bernegossi, que faz parte do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), que lidera as ações do SIM Vinhedo Digital.
No processo de universalização da cultura digital, a Prefeitura de Vinhedo ainda informou que prioriza o acesso ao sinal nas localidades em que há comunidades periféricas e que tem se estruturado para ampliar o recurso aos locais mais afastados da cidade, tais como as áreas rurais e em que a topografia prejudica a transmissão do sinal. “Somando com essas ações, também tenho buscado firmar parcerias no setor digital a partir da ampliação de disponibilização dos recursos”, disse o prefeito.
Exemplo mais recente desse empenho foi a parceria que estabeleceu com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Telecomunicações Brasileira S/A (Telebras), vinculada ao Ministério das Comunicações. A parceria prevê intercâmbio de conhecimento técnico, execução e gestão de projetos e a integração da rede de telecomunicações federal com a rede de telecomunicações de Vinhedo para implementação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
Estrutura relevante
A capacidade e abrangência da Infovia Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, destaca-se entre municípios com número inferior e superior de habitantes. Na cidade, a extensão total da infoviaversus o número de habitantes – 63.611 moradores, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – indica que em Vinhedo há 1,2 metro de cabeamento de fibra óptica por habitante, enquanto que em Pedreira o total de cabeamento óptico atual é de 0,91 metro por morador e em Itatiba de 0,31 metro por habitante. As cidades têm, respectivamente, população de 41.558 mil e 101.471 mil moradores, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, e infovias municipais com 38 quilômetros e 32 quilômetros de extensão cada.
Serviço
Para saber se reside dentro da área de abrangência de sinal, para solicitação de uso e acesso ao sinal gratuito de internet, o morador de Vinhedo pode procurar uma das duas centrais de atendimento SIM Vinhedo Digital, da Prefeitura. Confira os endereços, horário de atendimento e documentos que devem ser levados:
Central SIM Vinhedo Digital – Unidade Capela
Rua Antônio Amstalden, s/nº, no mesmo prédio em fica o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Telefone: (19)3886-5229.
Central SIM Vinhedo Digital – Unidade Centro
Rua José Matheus Sobrinho, nº 410. Telefone: (19) 3886-3486.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
O que levar: a via original e a fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Registro Geral (RG) e um comprovante de residência, que deve ser, obrigatoriamente, uma fatura de água ou luz do mês vigente e em nome do morador interessado.