Em reunião nesta terça-feira (19), na Prefeitura de Jundiaí, prefeitos e representantes das cidades que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário (Cias), discutiram iniciativas para a implementação do Plano Regional de Resíduos Sólidos unificado, que deve servir de referência à região no desenvolvimento de tecnologias específicas, governança e proteção ao meio ambiente.
“Queremos ser destaque na região na gestão dos resíduos sólidos com novas oportunidades de renda e economia de recursos”, destaca o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.
As seis cidades que fazem parte do Cias – Vinhedo, Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cajamar e Louveira – geram diariamente cerca de 790 toneladas de resíduos sólidos, ou cerca de 0,850 gramas por habitante. Para o tratamento, o resíduo percorre 50 km.
“A partir do Plano Regional de Resíduos Sólidos a região se firmará como destino para investimentos internacionais de empresas que estejam preocupadas com os pilares de governança ambiental, social e corporativa, o chamado ESG. São ativos que impulsionam a região ao cenário internacional e geram novas oportunidades econômicas para a sociedade”, argumenta o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
Também presentes ao encontro, o prefeito de Várzea Paulista e presidente do Cias, Rodolfo Braga, prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Braz, vice-prefeito de Louveira, Ricardo Barbosa de Souza, apoiaram as iniciativas, que serão encabeçadas pelo Cias, a partir de contrato da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para o levantamento dos dados e desenvolvimento do plano com base na realidade de cada cidade integrante do grupo.