16 AGO 2023
Alunos da Escola Cláudio Gomes discutem sustentabilidade e gestão de resíduos
Com palestras e oficinas, estudantes exploraram o valor da reciclagem e a importância de agirem para um futuro mais sustentável
Na última sexta-feira (11), os alunos da Escola Municipal ''Cláudio Gomes'' receberam a presença das educadoras ambientais do Programa Ecociente, vinculado à Secretaria Municipal de Educação. O encontro foi dedicado a discutir o tema: Sustentabilidade e Resíduos Sólidos.

A ocasião foi motivada por uma demanda surgida durante a Assembleia dos Estudantes da unidade escolar, que se uniram para enfrentar um dos desafios mais prementes da atualidade: "o problema do lixo".

O dia foi marcado por uma série de palestras informativas que lançaram luz sobre o "Plano Infalível", baseado nos 4Rs da Sustentabilidade: Reduzir, Repensar, Reutilizar e Reciclar. Estes princípios foram apresentados em ordem de importância, ressaltando a necessidade de reduzir o consumo, repensar os padrões de consumo, promover a reutilização de materiais e, finalmente, encaminhar corretamente os materiais para reciclagem.

Após as palestras, os alunos se envolveram em oficinas práticas. As 24 turmas da escola participaram dessas sessões, onde aprenderam sobre a importância da segregação adequada dos resíduos. A ênfase foi colocada na classificação dos resíduos em três categorias: secos (recicláveis), úmidos (orgânicos) e rejeitos, com o intuito de promover uma gestão de resíduos mais eficaz e amigável ao meio ambiente.

Um dos temas abordados durante a programação foi o Centro de Triagem Municipal - Cooperativa 4RV, onde 35 pessoas atuam como agentes ambientais. A ideia é futuramente levar os alunos para uma visita a Cooperativa, para que eles possam entender melhor todo o processo de triagem e reciclagem.

Outro ponto destacado pelas educadoras ambientais foi a necessidade de fazer uma limpeza básica às embalagens antes de descartá-las no saco verde destinado aos materiais recicláveis. A prática, além de facilitar o processo de reciclagem, também evita a proliferação de agentes contaminantes e garante a qualidade dos materiais reciclados.

“Foi gratificante demais auxiliar neste projeto da escola, sempre ressaltando a importância de conscientizar os alunos sobre o destino dos materiais após a coleta e a necessidade de envolvê-los na causa da sustentabilidade”, comenta a educadora ambiental, Rosângela Grigolleto.
Autor: Camille Heinzl