A Prefeitura de Vinhedo mostrou que a cidade está preparada para se reestruturar rapidamente após grandes estragos de ordem natural, como a forte chuva que atingiu o município no final da tarde desta quarta-feira, dia 27. Mesmo com o temporal, a cidade conseguiu se recuperar dos estragos causados, como pontos de alagamento, e retornar a sua rotina.
Sem grandes estragos registrados, o município confirma sua condição de Cidade Resiliente. O título é concedido pela ONU – Organização das Nações Unidas – aos municípios que, por meio de ações, reduzem risco e estão preparadas para eventuais desastres, tendo como foco a proteção da comunidade.
Por determinação do prefeito Jaime Cruz, uma ação rápida foi realizada ainda no final da tarde de quarta, pelas secretarias municipais e autarquia Sanebavi, para resolver os danos causados pela tempestade, como retiradas das árvores, limpeza de vias públicas e manutenções necessárias nos bairros da cidade. O prefeito se reuniu, ainda, durante a chuva, com sua equipe de trabalho.
“Infelizmente não podemos controlar a força da natureza, mas reunimos todos os esforços possíveis, com a integração das secretarias municipais e da Sanebavi, com o objetivo de não causar mais transtornos à população. Não foram registrados casos graves e nem vítimas em decorrência desta chuva, apenas situações pontuais que mesmo sem gravidade merecem a nossa atenção. Agradeço o empenho do superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz e dos secretários municipais Adriano Corazzari (Governo), Geraldo Rodrigues Frois – Cidinho (Serviços Municipais) e Toninho Falsarella (Transporte e Defesa Social, responsável pela Defesa Civil) por se empenharem desde o início da chuva, com suas equipes de trabalho, para Vinhedo retornar rapidamente à sua rotina normal. Nossa equipe de trabalho continua nas ruas para auxiliar à população”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Números preliminares confirmam que a chuva registrada em Vinhedo foi uma das mais fortes na história da cidade.
Em menos de 2 horas, cerca de 120mm de chuvas foram registradas. A quantidade era esperada para 15 dias de chuva, segundo a Defesa Civil de Vinhedo. Por exemplo, se levarmos em conta a dimensão da cidade, de 82 km², e com este índice pluviométrico, em Vinhedo, em menos de 2 horas, teria chovido cerca de 9,8 bilhões de litros de água.
Foram registrados alguns pontos de alagamento em Vinhedo.
De acordo com o diretor de Defesa Civil de Vinhedo, Maurício Barone, Vinhedo não apresenta na manhã desta quinta-feira mais nenhum ponto de alagamento.
A Secretaria Municipal de Serviços e a Sanebavi intensificam o trabalho de limpeza na cidade e atendimentos a comerciantes e moradores.