O próximo passo é a instalação de iluminação pública nas três passagens e a finalização do asfalto
Os três novos viadutos construídos pela Prefeitura nos bairros Vila Santana, Jardim São Thomé e Jardim São Matheus irão contribuir para o futuro projeto de melhoria viária que está sendo desenvolvido pela atual administração. O estudo, que será divulgado em breve, contempla propostas de melhorias significativas na malha viária em toda a cidade.
Para proporcionar melhores condições de tráfego e segurança a motoristas e pedestres, a Prefeitura transformou em viadutos as antigas passagens sob a linha férrea. A obra foi custeada exclusivamente com recursos municipais.
Nos três pontilhões foi feita a ampliação lateral e vertical das passagens. A Vila Santana e o Jardim São Thomé comportam, agora, a travessia de veículos de até 4 metros de altura, incluindo ônibus e caminhões. No Jardim São Matheus o trabalho de rebaixamento foi executado para permitir a circulação de veículos de até 3,3 metros. Antes da obra as três passagens tinham altura de 2,3 metros de altura.
Para o prefeito Milton Serafim, que acompanha semanalmente a construção dos três viadutos, as obras foram projetadas para proporcionar grandes melhorias para motoristas e pedestres na área de infraestrutura urbana. “Antes das obras, as três passagens antigas eram estreitas e permitiam a travessia de apenas um veículo por vez, sendo que pedestres dividiam o mesmo espaço, sem segurança”, explicou o prefeito Milton Serafim.
Calçadas nas duas laterais, com 1,5 metros cada, também foram construídas. Muros de arrimo foram feitos nas laterais, juntamente com o sistema de drenagem para captação de água da chuva embaixo dos pontilhões.
A próxima etapa da obra é a instalação de iluminação pública nas três passagens e a finalização da pavimentação asfáltica.
A construção dos três viadutos será finalizada em outubro.
Alça de Acesso à Avenida Castelo Branco
No Jardim São Thomé foi feita, ainda, a construção da nova alça de acesso à Avenida Presidente Castelo Branco, junto aos trabalhos de acesso da Rua São Mathias até o pontilhão.
Barreiras de proteção
Para garantir a segurança dos motoristas nos novos viadutos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, implanta barreiras de proteção nos pilares centrais das três passagens sob a linha férrea. A barreira de proteção, conhecida como New Jersey, funciona como divisor de pistas no viaduto.
A barreira de proteção também foi feita entre a Avenida Presidente Castelo Branco e o viaduto do Jardim São Thomé.
Sinalização viária
Esta semana, os três pontilhões começaram a receber a nova sinalização viária de trânsito.
Mudanças para melhorar o trânsito
Com a proximidade do término das obras, a Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social já adiantou as mudanças que serão feitas na região com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos.
A Rua José Alves de Oliveira passa a ter mão única para circulação de veículos (sentido Avenida dos Pinheiros em direção ao acesso pelo viaduto para Valinhos). Ainda na Rua José Alves de Oliveira, o estacionamento será proibido ao lado esquerdo da via. A partir desta mudança, a Rua Bento Ortiz de Camargo – que fica paralela à Rua José Alves de Oliveira – passará a também ter sentido único de circulação, da Rua Bortolo Poletto Carmo em direção à Avenida dos Pinheiros.
Mesmo com as mudanças, a Rua Bortolo Poletto continua a ter mão dupla de circulação, sendo que apenas o trecho desta via que fica compreendido entre a Rua José Alves de Oliveira e a Rua Bento Ortiz de Camargo terá mão única de tráfego (da José Alves de Oliveira em direção à Bento Ortiz de Camargo), por ser o novo acesso da Avenida Presidente Castelo Branco vindo pelo viaduto do Jardim São Thomé. Neste mesmo trecho, na Rua Bortolo Poletto, o estacionamento de veículos será proibido ao lado direito.
Outra mudança de tráfego que é regulamentada com a sinalização viária em execução na localidade valerá à Rua São Mathias. A via, que ganhou novo acesso pela Avenida Presidente Castelo Branco, bem na entrada do viaduto do Jardim São Thomé, terá o estacionamento proibido ao lado direito e continuará a ter mão dupla de circulação, para acesso facilitado aos condutores que precisem utilizar o viaduto do Jardim São Matheus.
Na Rua São Mathias, apenas será adotado o sentido único de circulação no trecho compreendido entre o novo acesso pela Avenida Presidente Castelo Branco até o viaduto.