Coordenadores e tesoureiros das comunidades que fazem parte da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Capela, tiveram a oportunidade de conhecer as obras realizadas em Vinhedo pela atual administração. A visita às obras, proposta pela Paróquia, ocorreu no último sábado, dia 28, com a presença do prefeito Milton Serafim; do vice-prefeito e secretário da educação, Jaime Cruz; do secretário de Governo, José Luís Bernegossi; e do Padre Marcos Adriano Paulino, pároco da Paróquia Nossa Senhora. Os vereadores Ana Genezini e Donizete Lopes, membros ativos da Paróquia, também participaram, além de Marli Geraldini (Coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial), Luis Gutierre, Fabiano Ramos e Wagner de Jesus (Comunidade Sagrado Coração de Jesus); Everton Palmeira, Donizete Tavares, Ana Maria Francisco (Comunidade São José Operário), Adriana Quinquio, Luciano Quinqui (Comunidade São Roque), Celma Fernandes (Comunidade Santa Teresinha), Maurilio Purcinio (Comunidade Nossa Senhora das Dores), Marcia Amstalden, Assis Pimentel, Wilma Zavarizi, Sebastião Pereira da Silva, Flavia Zavarizi, Leandro Grapeia e Julio Cesar Leal (Comunidade Matriz Nossa Sra. de Lourdes).
“Estão demonstrando uma grande preocupação com a saúde pública e com a educação de nossas crianças, o nosso futuro. É espetacular ver uma administração trabalhando e preocupada com o bem-estar e benefícios para seu povo”, declarou Padre Marcos.
Investimentos em educação
O complexo educacional da Capela, que está em fase de construção, foi o primeiro local visitado. Com capacidade de abrigar 650 alunos de diferentes faixas etárias, terá quadra poliesportiva e ginásio. Também na área da educação os representantes das comunidades visitaram a obra de ampliação do CEI – Centro de Educação Infantil Visconde de Sabugosa, na Capela. O novo prédio está sendo erguido ao lado da unidade para instalação de novas salas e fraldários para maternal e berçário com lactário e banheiro. A construção engloba ainda banheiro para equipe escolar, cozinha com dispensa e refeitório. A expectativa é atender no local aproximadamente 70 crianças entre quatro meses a dois anos.
“Os investimentos na educação e os projetos para desafogar o trânsito na região da Capela estão sendo muito bons. Tudo está sendo feito para o povo”, comentou a moradora do bairro Vida Nova, Adriana Quinquio, representante da comunidade São Roque.
O novo Centro Educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), que ficará localizado ao lado do Campo de Futebol do Jardim Nova Canudos, também foi visitado. O espaço, que abrigará salas de aula, laboratórios, biblioteca, sanitários e o setor administrativo e pedagógico da escola soma mais de 3.814 m² de construção, enquanto que a área poliesportiva – com quadra coberta e vestiários – tem mais de 935 m². As construções são feitas em um terreno de 20.600 mil m², doado pela Prefeitura para Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) no primeiro semestre de 2010.
Mais obras na área da saúde
Na área da saúde os moradores da região da Capela acompanharam as adequações feitas no prédio do antigo Centro Comunitário da Capela para abrigar na Praça Primeiro de Maio a nova unidade básica de saúde da região. Haverá salas para atendimento clínico, ginecológico, pediátrico e odontológico, sala de vacina, sala para coleta de exames, almoxarifado e quatro banheiros adaptados para portadores de deficiência.
A unidade oferecerá atendimento também no período noturno.
O CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher – irá funcionar ao lado da Policlínica da Capela e será referência em atendimento a pacientes do sexo feminino. Contará com recepção, sala de grupo, consultórios para atendimento psicológico e social, consultórios ginecológicos, sala de enfermagem, esterilização, arquivo, copa e área de serviço, um espaço específico para atender as mulheres. O CASM também irá acolher mulheres vítimas de violência que necessitem de intervenção ginecológica e atenção social e psicológica.
“Dá para perceber que esta administração está preocupada com a independência da região da Capela, pelos investimentos realizados no bairro. Melhorar o setor de saúde, como está sendo feito, é essencial”, disse Fabiano Ramos, morador do Jardim Nova Palmares, da comunidade Sagrado Coração de Jesus.
Também na área da saúde o grupo acompanhou o andamento da obra para construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – que funcionará 24 horas. Será uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, o Pronto Atendimento (PA da Capela) e o Pronto Socorro da Santa Casa, compondo uma rede organizada de atenção aos casos urgentes. Com 1.301 m² de área construída, a UPA terá recepção, sala para coleta de materiais, quatro consultórios, sala de urgência com capacidade de 3 leitos, salas de observação masculina, feminina e de pediatria com capacidade de 12 leitos, sala de eletrocardiograma, sala de reidratação, sala de inalação, sala de curativos, sala de gesso, sala de Raio X, farmácia, área para armazenamento de materiais esterilizado, sala de guarda temporária de cadáveres, posto de enfermagem, área administrativa, vestiários e banheiros adaptados. A UPA terá capacidade de atender cerca de 250 pacientes diariamente.
Investir em saneamento básico é investir em saúde pública
Representantes das comunidades acompanharam ainda todas as etapas para tratamento de esgoto na estação de recalque e na ETE Capivari, localizada no Distrito Industrial, que será responsável pelo tratamento de 40% do esgoto coletado no município. A obra, que deverá ser inaugurada nos próximos meses, irá beneficiar aproximadamente 35 mil pessoas, com possibilidade de ampliação. Com o funcionamento da ETE, Vinhedo será um dos poucos municípios brasileiros a tratar 100% do esgoto coletado.
Habitação: Novas moradias em Vinhedo
Na área habitacional, os representantes acompanharam a construção das 264 moradias populares na região da Capela. O empreendimento está sendo construído em uma área de 16 mil metros quadrados doado pela Prefeitura ao FAR – Fundo de Arrendamento Residencial (CEF). Esse tipo de parceria, com doação de terreno para a realização da obra, que reduz os preços das unidades, é inédita na Região Metropolitana de Campinas.
Os apartamentos serão destinados, através de sorteio, às famílias de baixa renda (de zero a 3 salários mínimos) que já possuem cadastro na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. As moradias terão aproximadamente 46 m² de área interna, com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro.
“Precisamos investir em moradia para as pessoas mais carentes, apresentando investimentos de acordo com o crescimento populacional. As novas unidades habitacionais estão sendo construídas em um ponto estratégico da cidade, por estar perto de escolas, creches, unidade de saúde, áreas de lazer e esportiva, um local com infraestrutura adequada”, relatou o prefeito Milton Serafim em visita a área.
Ações em infraestrutura urbana
As melhorias realizadas nas vielas do Jardim Paineiras, região da Capela, pela Prefeitura foram acompanhadas. O trabalho incluiu a construção de muro de arrimo nos terrenos que estavam desabando com metragem que varia de 2 a 6 metros de altura; manutenção na tubulação de esgoto; trabalho de drenagem para direcionamento de água da chuva para a rua. Também compôs a obra limpeza e concretagem das vielas para não ocorrer infiltrações.
As vielas que receberam melhorias estão localizadas nas quadras A, B, C e D do Jardim Paineiras, entre a Rua Rubi, Rua Mariano Frizarin e Fabio Junqueira Meirelles, totalizando 2.550 metros quadrados de obra.
Vinhedo mais segura
O novo sistema de monitoramento de câmeras em operação no Cicom – Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento da Guarda Civil Municipal. O objetivo é diminuir os índices de criminalidade e proporcionar mais segurança em Vinhedo.
Por meio de câmeras instaladas nas entradas e saída do município é possível armazenar dados e realizar buscas de veículos suspeitos. Caso haja uma ocorrência de furto ou roubo de carro as características do veículo são registradas no sistema. Se o suspeito passar por algum ponto no qual haja a câmera, automaticamente será emitido um alerta na central de monitoramento, que solicitará imediatamente a verificação à equipe de patrulhamento.
“Estou surpreendida, não tinha conhecimento de todas as obras que estão sendo feitas na cidade e os investimentos priorizando e beneficiando a população”, declarou a moradora do Jardim Eldorado, Marcia Amstalden, da comunidade Matriz Nossa Senhora de Lourdes.