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Carta de Serviços
Atualizado em: 29/03/2024 às 12h21
Trabalho
PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador

PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador

O que é o serviço?
É uma parceria da SERT – Secretaria do emprego e Relações do Trabalho e Prefeitura Municipal de Vinhedo, viabilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Nosso serviço é colocar os trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.
Para tanto, esse serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho. Desta forma, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, a divulgação de vagas de emprego ofertadas por empresas tanto em Vinhedo, quanto em outras cidades da região.
Além desse serviço, realizamos a solicitação do Seguro Desemprego, onde o cidadão deverá comparecer munido dos documentos enviados pela empresa registrada.
Também, realizamos a orientação para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS Digital).

Qual é o órgão responsável?

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo estadual, que tem por finalidade conduzir ações governamentais voltadas a geração de trabalho, emprego e renda.

Qual é o órgão prestador?

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT.

Quais são as normas e/ou legislação que regulamentam o serviço?

São encontradas e podem ser consultadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Quem pode requerer o serviço?

O cidadão que possuem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG) e Programa de Integração Social (PIS).

Há prioridade para o atendimento?

No atendimento presencial tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

Quando solicitar?

Pode ser solicitado a qualquer momento.

Onde solicitar?
Central SIM - Centro

Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro
Telefone: (19) 3876-8700 | Ramal: 1500
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h00 às 17h00.

Prefeitura na Capela – Atendimento cidadão Capela
Endereço: Estrada da Capela, nº 2.555, Capela
Telefone: (19) 3876-8700 | Ramal: 1437
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h00 às 17h00.


Há taxas ou cobranças?
Não há taxa de cobrança de solicitação desse serviço.

Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?

Os requisitos são: O trabalhador pode realizar o cadastro e a entrada do seguro desemprego presencialmente no PAT Centro ou no PAT Capela, munidos dos seguintes documentos:

Cadastro para vaga:
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • RG
  • CPF
  • Cartão do Programa de Integração Social (PIS)
Seguro Desemprego:
  • Requerimento do Seguro Desemprego
  • Termo de Rescisão ou Homologação
  • RG
  • CPF
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Dirija-se ao local de atendimento e leve a documentação exigida para analise. Se os documentos estiverem certinhos, o usuário receberá uma senha e será direcionado (a) ao atendimento.
Caso for vaga de emprego, se o candidato estiver apto (a) a alguma vaga disponível, receberá uma Carta de Encaminhamento do PAT para o processo de seleção, com data, horário e local da entrevista, mas caso não haja vaga para seu perfil, o agente publico irá informar.
No caso de Seguro Desemprego, se a documentação estiver correta, irá receber no final do procedimento, o resultado da solicitação.

Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
Não há definição de tempo estimado, pois cada serviço tem a sua demanda para realização do mesmo.
Sobre o prazo para convocação ao processo seletivo ou outros relativos à vaga anunciada, não competem á Prefeitura de Vinhedo, sendo este de inteira responsabilidade da empresa que ofertou a vaga publicada.
Como as vagas anunciadas pelas empresas são incluídas no Sistema Nacional de Emprego – SINE, também com acesso aos demais PAT da região, pode acontecer de uma vaga já ter sido preenchida, cancelada ou suspensa no momento de busca do cidadão.

Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?

Para acessar as informações procurar diretamente ao Posto de Atendimento ao Trabalhador
PAT nos seguintes contatos:

PAT Centro:
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro,
Telefone: (19) 3876-8700 | Ramal: 1502
Horário de atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
E-mail: patemprego@vinhedo.sp.gov.br
 
PAT Capela:
Endereço: Estrada da Capela, nº 2.555,
Telefone: (19) 3876-8700 | Ramal: 1437
Horário de atendimento: das 08h00 as 17h00, de segunda a sexta-feira.
E-mail: patemprego@vinhedo.sp.gov.br

Também, pode consultar as vagas disponíveis, semanalmente no Boletim Municipal da Prefeitura de Vinhedo ou pelo Facebook da Prefeitura.

Como posso acompanhar o andamento do serviço?
No momento do atendimento presencial o cidadão já recebe a devolutiva do serviço solicitado (vaga de trabalho, seguro desemprego ou CTPS Digital).
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Serviço para:
CIDADÃO
Serviço relacionado a secretaria:
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Econômico
Jorge Torrezin
ATENDIMENTO:
8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro, CEP 13280-08
Seta
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