Secretarias / Departamentos
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)
Avaliar Informação

Foi a Lei Municipal nº 2.025/1992 que criou, em Vinhedo, o então chamado Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência. Depois, a Lei Municipal nº 2.733/2003 instituiu este órgão de forma permanente, paritária, consultiva e deliberativa em Vinhedo, com as competências de formular, revisar, coordenar, a supervisionar e avaliar a Política Municipal da Pessoa com Deficiência.

Mais tarde, a Lei Municipal nº 3.340/2010 alterou a expressão da denominação do Conselho Municipal de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência, passando a ser denominado Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). O regimento interno está disposto no Decreto Municipal nº 186/2010.

Em 2018, a reorganização do CMDPD foi disposta na Lei Municipal nº 3.821/2018.

Para conhecer a composição deste conselho acesse o Decreto Municipal Nº 124 de 14/04/2023.

O CMDPD também promove a articulação e integração entre as entidades sociais e os órgãos públicos, buscando mecanismos que garantam o atendimento dos direitos das pessoas com deficiência na cidade. Acesse também:

‣ Plano Municipal de Acessibilidade, medidas equivalentes e resultados alcançados

‣ Atividades na fiscalização e de promoção de acessibilidade

Para ter mais informações acesse também a página oficial do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Vinhedo – SP no Facebook (www.facebook.com/CMDPCDVinhedo).

O que faz o CMDPCD?

Promove comissões de trabalhos, realiza a Semana da Pessoa com Deficiência anualmente, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência a cada dois anos e participa do núcleo III do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Em 2015, promoveu a 12º Semana da Pessoa com Deficiência e a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em 5 de maio aconteceu o processo de escolha dos representantes da sociedade civil ao biênio 2016-2017.

Em 24 de maio de 2018 aconteceu o processo de escolha dos representantes da sociedade civil ao triênio 2018-2021 e, em 2019, o CMDPD promoveu a 16º Semana da Pessoa com Deficiência.

Os representantes escolhidos compõem o conselho nas seguintes representações (da sociedade civil): representantes de entidades que atuam na área da deficiência (visual, auditiva, física, intelectual e múltipla), de entidades que atuam na área de pessoas equiparadas à pessoa com deficiência e do segmento da população das pessoas com deficiência.

O Decreto Municipal Nº 124 de 14/04/2023 dispõe sobre a composição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPD, e outras providências.

Quando acontecem as reuniões?

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no uso de suas atribuições, informa abaixo as datas previstas das reuniões ordinárias presenciais em 2024.

Cronograma de Reuniões Ordinárias do CMDPCD para 2024 (Resolução nº 05/2023):

Dia Mês Horário
18 Janeiro 9hs
01 Fevereiro 9hs
07 Março 9hs
04 Abril 9hs
02 Maio 9hs
06 Junho 9hs
04 Julho 9hs
01 Agosto 9hs
05 Setembro 9hs
03 Outubro 9hs
07 Novembro 9hs
05 Dezembro 9hs

Obs.: As datas poderão ser alteradas a qualquer momento, de acordo com deliberação em plenária. Diante da alteração o conselho terá a responsabilidade de tornar a mudança pública, com, no mínimo, 07 (sete) dias antes da próxima reunião.

Acompanhe, também, a página oficial do CMDPD no Facebook.

• V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE A V CONF.MUN.DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Baixar

• Editais

Editais 2021 - Baixar

• Lista de Candidatos

- CANDIDATOS AO PLEITO ELEITORAL DA SOCIEDADE CIVIL GESTÃO SET/2021-SET/2023 - BAIXAR

Resultado Final da Eleição

- PLEITO ELEITORAL DA SOCIEDADE CIVIL GESTÃO SET/2021-SET/2024 - Baixar

• Pautas

2024 - Pautas - CMDPD - Baixar

2023 - Pautas - CMDPD - Baixar

2022 - Pautas - CMDPD - Baixar

2021 - Pautas - CMDPD - Baixar

• Atas

2024 - Atas - CMDPD - Baixar

2023 - Atas - CMDPD - Baixar

2022 - Atas - CMDPD - Baixar

2021 - Atas - CMDPD - Baixar

2020 - Atas - CMDPD - Baixar

2019 - Atas - CMDPD - Baixar

2018 - Atas - CMDPD - Baixar

2017 - Atas - CMDPD - Baixar

2016 - Atas - CMDPD - Baixar

2015 - Atas - CMDPD - Baixar

Na reunião de cada mês sempre é aprovada pelo conselho a redação da ata do mês anterior. Por isto, a publicação pode acontecer com um mês de diferença. O envio das atas à publicação neste sítio eletrônico é de total responsabilidade do Conselho.

• Resoluções

2023 - Resoluções - CMDPD - Baixar

2021 - Resoluções - CMDPD - Baixar

2020 - Resoluções - CMDPD - Baixar