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TRANSPARÊNCIA
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Carta de Serviços ao Cidadão
Atualizado em: 17/09/2025 às 13h54
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Feiras Livres
O que é?
 
Trata-se do pedido de autorização, a título precário e gratuito, ao funcionamento de feiras livres e utilização dos espaços públicos. Considera-se feira livre o comércio exercido em instalações removíveis em solo público, nas seguintes categorias: feiras livres diurnas ou feiras livres noturnas.
As Feiras são fomentadas para trazer ao microempreendedor e ao micro produtor um incentivo em trazer para perto do consumidor os seus produtos.
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Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Solicitação
Telefone Presencial

Documentação
Feiras Livres
Quais feiras existem em Vinhedo?
  Domingo Segunda-feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado
Manhã (8h às 13h) Feira do Produtor (Represa I)   Feira do Centro de Convivência   Feira da Esperança (em frente ao Cemitério Municipal)   Feira Capela (Praça Aurora Sudário)
               
Noite (18h às 22h)     Feira do Centro de Convivência* Feira Capela (Praça Aurora Sudário) Feira dos 3 Irmãos (Praça Geraldo Tomé) Feira da Vila João XXIII (Estacionamento do Campo de Futebol)

Feira da Praça do Aquário*
Feira dos 3 Irmãos (Praça Geraldo Tomé)

* As Feiras Noturnas do Centro de Convivência e da Praça do Aquário serão inauguradas nos dias 30/09/2025 e 26/09/2025, respectivamente.
 
Qual é o órgão responsável? 
A Prefeitura de Vinhedo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Comissão de Feiras Livres, nomeada pelo Decreto Municipal nº 112 de 10 de abril de 2025.

Qual é o órgão prestador?
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Finanças e Economia.
 
Quais são as normas e/ou legislação que regulamentam o serviço?
Lei Ordinária nº 4364/2025 e o Decreto Municipal nº 236/2025.
Quem pode requerer o serviço?
Cidadão interessado em solicitar o uso do solo público na modalidade de feira livre
 
Há prioridade no atendimento?
No atendimento presencial tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, pessoas com e transtorno do espectro autista e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.
Quando solicitar?
Quando desejar se cadastrar para se tornar permissionário ao uso do solo público na modalidade de feira livre.
 
Onde solicitar?

O interessado deve protocolar seu interesse junto ao setor de protocolo, descrevendo quais são os produtos que tem interesse em vender na feira e se esses estão contemplados na legislação.

O setor de protocolo funciona nos seguintes endereços:

SIM - Centro
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro
Horário de atendimento: das 08:00 às 16h30, de segunda a sexta-feira
SIM - Capela
Endereço: Rua Alaor Cieni , 2555,  Capela
Horário de atendimento: das 08:00 às 16h30, de segunda a sexta-feira
 
Há taxas ou cobranças?
Há taxas correlatas para exercício de atividades econômicas na cidade.

Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Para tanto, deve dar entrada do pedido no setor de protocolo, fornecendo as cópias simples dos seguintes documentos:
 
– RG e CPF;
– Cartão Cidadão de Vinhedo.
– Comprovante de residência fixa, contrato de locação ou de arrendamento do imóvel no Município de Vinhedo e do local de produção (emitido, no máximo, nos últimos 60 dias);
–  Requerimento de protocolo com o descritivo dos produtos que tem interesse em vender na feira;
 
Após dar a entrada na solicitação o pedido será enviado à análise e aprovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que avaliará a solicitação juntamente com a  Comissão das Feiras Livres.
 
A permissão de uso será concedida a título precário e gratuito mediante comprovação de recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) pelo feirante, podendo ser revogada a qualquer tempo e, a critério da Administração Pública, atendendo ao interesse público, após a manifestação da Comissão de Feiras Livres, não cabendo, ao permissionário, direito a qualquer indenização.
 
Após a liberação será pedido documentos para complementar a inscrição, junto ao setor de protocolo segue os documentos complementares:
 
–Comprovante de pagamento da tributação, emitida pela Secretaria Desenvolvimento Econômico.
– atestado de antecedentes criminais
– atestado médico
– duas fotos recentes 3×4
Caso o requerente tenha funcionários, será necessária a documentação dos mesmos.
 
O comércio de gêneros alimentícios será liberado somente com curso de manipulação dos alimentos e também após avaliação da Secretaria de Saúde, através da diretoria de saúde.
 
Quais são as etapas para processamento ou oferecimento do serviço?
1. Abrir protocolo: dirija-se ao setor de protocolo com a documentação exigida em mãos para fazer a abertura de seu protocolo. Se a documentação estiver apta, você receberá um canhoto e poderá acompanhar a tramitação do pedido no sistema de Protocolo On-line.
2. Análise do pedido: após dar a entrada na solicitação, o pedido será enviado à análise e aprovação da Secretaria Desenvolvimento Econômico através da  Comissão de Feiras Livres.
3. Homologação: deferido ou indeferido o pedido, você será informado que a resposta está pronta para retirada por meio de mensagem publicada pela equipe diretamente no sistema de Protocolo On-line.
5. Retirada do documento: dirija-se ao setor de protocolo, com seu documento de identificação pessoal e o canhoto em mãos, para a retirada do seu documento
 
Qual o tempo estimado de espera para prestação do serviço?
O atendimento presencial tem atendimento estimado entre 15 a 20 minutos, a partir da busca no balcão de triagem.

Qual o prazo para prestação de serviço?
A média para análise e resposta ao pedido é de 30 dias úteis a partir da data de abertura do protocolo.
 
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Você pode acompanhar por meio do sistema de Protocolo On-line.
Para tanto, na tela do sistema, clicar em “Pesquisar processo”. Depois, digitar o número do processo e o ano, clicando em “Pesquisar”. Atente-se aos comunicados da coluna “Observações”

Compromissos de atendimento

O agente público deve atender o cidadão com presteza, prestando as informações requeridas (ressalvadas as protegidas por sigilo) e respeitando os requisitos legais e etapas informadas ao serviço.
Ainda conforme os princípios expressos na Lei Federal nº 13.460/2017 e na Lei Municipal nº 3.915/2019, o cidadão que seja usuário de serviços públicos municipais, em seus atendimentos, deve receber atendimento com urbanidade, respeito, cortesia, acessibilidade, igualdade, eficiência, segurança e ética.
 
 Informações complementares
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura manterá um livro de inscrições, no qual serão registrados – por ordem de data de protocolo – todos os pedidos de uso do solo público, que ficarão aguardando a concorrência de vagas.

É proibida a substituição dos permissionários e a transferência dos serviços a terceiros, sem a prévia concordância da Comissão de Feiras Livres.
O permissionário que não mais se interessar pela permissão recebida, a devolverá à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, por meio de requerimento solicitando o cancelamento de sua inscrição.

Para demais esclarecimentos, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e diretoria de Agronegócios.

Endereço: Rua Monteiro de Barros,  nº 17,  Centro
Telefone:(19) 3876-8700 | Ramal: 1504
Horário de atendimento: das 08h00 às 17:00, de segunda a sexta-feira
E-mail: secretaria.deco@vinhedo.sp.gov.br
E-mail: diretoria.agronegocios@vinhedo.sp.gov.br
 
Serviço relacionado a secretaria:
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Econômico
Jorge Torrezin
ATENDIMENTO:
8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro, CEP 13280-08
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