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Carta de Serviços ao Cidadão
Atualizado em: 16/07/2025 às 06h13
SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO
Cartão Cidadão de Vinhedo
Atualizado em: 11/07/2025
Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Solicitação
Online Presencial

Documentação

Cartão Cidadão de Vinhedo


O que é o serviço?
É um documento que garante aos residentes em Vinhedo o acesso a serviços oferecidos no Município, por meio da Prefeitura de Vinhedo. Neste cartão constam a foto pessoal, coleta de biometria, o nome do(a) munícipe, filiação materna e paterna, CPF, RG, data de nascimento, validade, o código de identificação do cidadão, QrCod, ícone de identificação da pessoa com deficiência e o número do Cartão Nacional de Saúde. Seu uso é pessoal e intransferível, sendo requerido nos serviços disponibilizados pela Prefeitura. O Cartão Cidadão de Vinhedo ainda permite à Administração Municipal conhecer melhor cada cidadão residente, a fim de melhorar o seu dia a dia nas buscas pelos serviços públicos da cidade, podendo estruturar e planejar com mais eficiência o orçamento público e, ainda, ao desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à sua qualidade de vida. O Cartão Cidadão de Vinhedo é a verdadeira identidade do cidadão Vinhedense.
 

Qual é o órgão responsável?
Secretaria Municipal de Governo
 

Qual é o órgão prestador?
Central SIM
 

Quais são as normas e/ou legislação que regulamentam o serviço?  
 
Quem pode requerer o serviço?
Cidadãos que residem na cidade e funcionários públicos municipais.
 

Há prioridade para o atendimento?
Sim. No atendimento presencial, têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, pessoas com transtorno do espectro autista e pessoas obesas, conforme estabelece a Lei nº 10.048/2000.
 

Quando solicitar?
Quando desejar ter acesso aos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Vinhedo. Pode ser solicitado em qualquer época do ano.
 

Onde Solicitar?
SIM Centro
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro
Horário de atendimento: das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
 
SIM Capela
Endereço: Rua Alaor Cieni (Estrada da Capela), 2.555 - Capela
Horário de atendimento: das 08 às 17horas de segunda a sexta-feira.
 

Há taxas ou cobranças?
Não há cobrança de taxas para solicitação desse serviço.
 

Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
O atendimento é feito, exclusivamente, de forma presencial para registro fotográfico e biométrico do cidadão no momento de seu atendimento. Além disso, é preciso apresentar, obrigatoriamente, as vias originais da seguinte documentação pessoal: RG e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Certidão de Nascimento, se menor de 18 anos (acompanhado do responsável legal, previamente agendado. O menor de idade deve ser agendado e vir acompanhado com o responsável legal também agendado); comprovante oficial de residência recente, emitido (no máximo) nos últimos 60 dias.Somente são aceitos como comprovantes de residência:
 
  1. Água ou Gás ou Energia Elétrica ou Internet Fixa ou Telefonia Fixa
  2. Contrato de Aluguel vigente com as Firmas Reconhecidas em Cartório do Locador e Locatário (Caso o contrato de aluguel seja direto de imobiliária, não há a necessidade de reconhecer firmas)
  3. Certidão de registro imobiliário de imóvel, compromisso de compra e venda e outros títulos idôneos de propriedade.

Todos os comprovantes em nome do solicitante do cartão ou de seu cônjuge (desde que haja a apresentação da Certidão de Casamento ou União Estável).

Não é aceita declaração de residência como comprovante de endereço. Se, porventura, o(a) requerente ainda não tiver outra forma de comprovação de residência na cidade, será aberto um procedimento interno (Atestação de Residência) à vistoria de endereço para se comprovado, posterior emissão do Cartão Cidadão de Vinhedo.


Quais são as etapas para o processamento ou ofercimento do serviço?
Agendar o atendimento para uma das Centrais SIM preferencialmente pela internet no link: https://vinhedo.mitraonline.com.br/servicosonline/

  1. Cadastre-se: acesse aqui o site de eletrônico de Agendamento ou no site da Prefeitura de Vinhedo, no menu principal, posicione o cursor em “Cidadão” e, depois, clique em “Agendamento".  Se não tiver um cadastro, basta fazê-lo para acesso ao sistema, seguindo o passo a passo disponibilizado.  
  2. Agende seu atendimento: cadastrado no sistema, forneça o e-mail e senha pessoais e clique em “Conectar”. Depois, clique em “Agendamento” para escolher o dia, unidade, horário e serviço de seu o atendimento.   
  3. Atendimento presencial: no dia e horário do agendamento on-line, compareça à unidade escolhida com a documentação original e obrigatória em mãos e procure o balcão de triagem para validação dos documentos. Se a documentação estiver incompleta, será feito o agendamento de uma nova data ao seu atendimento.  
  4. Emissão do Cartão Cidadão de Vinhedo: se estiver apto(a) atendimento, os documentos serão digitalizados e será feito o registro fotográfico e biométrico do cidadão. Depois do registro fotográfico, biométrico e digitalização da documentação, o atendente fará a emissão do Cartão Cidadão de Vinhedo, entregando ao requerente ao fim do atendimento.   
 
Se busca presencial direta nos locais de atendimento (demanda espontânea):
  1. Triagem: leve a documentação exigida para análise. Se os documentos estiverem certinhos e houver agenda disponível, você já será direcionado(a) ao atendimento presencial. Se não houver agenda disponível ou a documentação estiver incompleta, será feito o agendamento de uma nova data ao seu atendimento.   
  2. Atendimento presencial: se estiver apto(a) ao atendimento, os documentos serão digitalizados e será feito o registro fotográfico e biométrico do cidadão.
  3. Emissão do Cartão Cidadão de Vinhedo: depois do registro fotográfico, biométrico e digitalização da documentação, o atendente fará a emissão do Cartão Cidadão de Vinhedo, entregando ao requerente ao fim do atendimento.
 
O atendimento é feito, exclusivamente, presencialmente para registro fotográfico e biométrico do cidadão no momento de seu atendimento. Além disso, é preciso apresentar, obrigatoriamente, as vias originais dos documentos descritos acima.
 

Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
O atendimento presencial tem atendimento estimado entre 15 e 30 minutos, a partir da busca no balcão de triagem.
 

Qual o prazo para a prestação do serviço?
Na data agendada, o Cartão Cidadão atualizado é entregue na finalização do atendimento.
 

Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
O agendamento para o atendimento presencial é realizado preferencialmente pela internet no link: https://vinhedo.mitraonline.com.br/servicosonline/ ou presencialmente em uma das Centrais SIM.
No dia e horário do agendamento on-line, compareça à unidade escolhida com a documentação original e obrigatória em mãos e procure o balcão de triagem para validação dos documentos, após o atendimento o Cartão Cidadão é emitido.
 

Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Presencialmente em uma das Centrais SIM.
Serviço relacionado a secretaria:
Governo
Governo
Jorge Torrezin
ATENDIMENTO:
8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Rua João Corazzari, nº 394, Centro, CEP: 13280-091
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