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O que é o serviço?
Trata-se da manutenção ou criação de sinalizações horizontal e vertical de trânsito, incluindo a realização de estudos técnicos para avaliação de novas sinalizações.
Qual é o órgão responsável? A Secretaria Municipal Defesa Social e Mobilidade Urbana.
Qual é o Órgão Prestador? É o departamento de trânsito, para esclarecimentos, ordens de serviço e realização de estudos técnicos. A execução de ordens de serviço se dá por equipe terceira.
Quais as normas e/ou legislações que regulam o serviço? O Código de Trânsito Brasileiro, sua alteração e os manuais de sinalização viária do CONTRAN - Conselho Nacional de trânsito.
Quem pode requerer o serviço? Qualquer cidadão ou usuário de serviços públicos municipais.
Há prioridade para o atendimento? Os serviços são incluídos nos cronogramas de execução conforme as prioridades, em acordo com a gravidade e risco de ausência ou imprecisão.
Quando solicitar? Sempre que identificada a falta de visibilidade da sinalização existente, assim como possíveis danificações ou avarias que comprometam a segurança no trânsito ou, ainda,
quando o usuário quiser fazer sugestões de melhorias para fluidez e mais segurança de tráfego nas vias.
Onde solicitar? O pedido pode ser protocolado junto ao setor de protocolo, aos cuidados do departamento de trânsito:
‣ SIM Centro
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro
Horário de atendimento: das 11 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
‣ SIM Capela
Endereço: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 94, sala 2, Capela
Horário de atendimento: das 8 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira
Há taxas ou cobranças? Não há taxa ou cobrança de valores para solicitar esse serviço.
Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço? Para instalação de lombada, a solicitação de estudo técnico de viabilidade deve ser formalizada via setor de protocolo. Para solicitação, há que se fornecer, obrigatoriamente: – Requerimento de protocolo devidamente preenchido;
– Cópia simples de um documento pessoal de identificação (RG e CPF ou CNH); – Fotos do local no qual solicita-se a instalação da lombada; – Fornecimento de endereço completo do local; – Abaixo-assinado dos moradores da rua na qual será requerida a instalação.
Para as demais solicitações de sinalização de trânsito, via setor de protocolo: – Requerimento de protocolodevidamente preenchido; – Cópia simples de um documento pessoal de identificação (RG e CPF ou CNH);
– Fornecimento de endereço completo do local; – Registro fotográfico do local.
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço? Formalize sua solicitação no protocolo: com a documentação e requerimento em mãos, dirija-se ao setor de protocolo da Prefeitura para dar entrada em sua solicitação. Após a abertura do protocolo, você receberá um canhoto e poderá acompanhar esse atendimento por meio do sistema de protocolo on line. O protocolo será direcionado à Secretaria Municipal Defesa Social e Mobilidade Urbana, aos cuidados do departamento de trânsito. Análise da solicitação: o departamento de trânsito verificará a prioridade da solicitação e irá analisá-la por meio de estudo técnico. Se deferida, será emitida uma ordem de serviço e a resposta será conferida a você após a execução. Se indeferida, você será comunicado e receberá a resposta com a justificativa da negativa. Resposta da solicitação: o departamento de trânsito irá conferir a resposta à sua solicitação. Você poderá fazer vistas do protocolo quando houver o comunicado para comparecimento no setor de protocolo, com mensagem registrada no sistema de protocolo on line.
Qual é o tempo estimado de espera para o atendimento? Ainda não estimado.
Qual é o prazo para prestação do serviço? Ainda não estimado.
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo? Recebido o processo, o departamento de trânsito verificará a prioridade da solicitação e irá analisá-la por meio de estudo técnico. Se deferida, será emitida uma ordem de serviço para execução que dependerá do cronograma e prioridades dos serviços inclusos.
Como posso acompanhar o andamento do serviço? É possível acompanhar o atendimento no sistema de protocolo on line.