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SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL E MOBILIDADE URBANA
VISTORIA: Transporte escolar
Fiscalização de transporte escolar
Qual é o serviço? Todos os motoristas e veículos que vão realizar atividades escolares estão obrigados a passar por vistoria.
Qual é o órgão responsável? O DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana.
O que é o órgão prestador? O DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito realiza e/ou determina as condições para vistoria, fiscaliza a prestação do serviço.A DMOB realiza a etiquetagem dos veículos homologados na vistoria realizada pelo DETRAN e fiscaliza a prestação do serviço.
Quais são as regras e/ou leis que regulam o serviço? Em Vinhedo existe a Lei nº 2.382, de 28 de dezembro de 1998, que regulamenta o serviço de transporte escolar e dá outras providências. Quanto às legalidades do Estado, faz-se necessário que o interessado esteja acessando as Portarias atuais e se adequando. Segue: Portaria Normativa DETRAN - SP nº11, de 10 de novembro de 2023.
Quem pode solicitar o serviço? Os proprietários e condutores dos veículos que vão exercer a atividade. Existe prioridade no atendimento? No atendimento presencial, pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, nutrizes, pessoas com bebês e obesos têm direito ao atendimento prioritário, conforme estabelece a Lei nº 10.048/2000
Quando solicitar?
Semestralmente Na data agendada da convocação feita pela Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana através do Boletim Oficial Municipal ou Caso o proprietário perca o prazo da vistoria semestral deverá registrar no setor de protocolo a solicitação de cadastro e após o retirada da autorização, ele deverá comparecer ao DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito ou outro Órgão por ele definido para agendar nova data.
Onde se inscrever?
O pedido pode ser registrado na Central SIM aos cuidados do departamento de trânsito:
Central SIM Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro (CEP: 13.280-081)
Telefone: (19) 3876 – 7800 / Agência 1500 Horário de Funcionamento : Segunda a sexta, das 08h00 às 17h00.
Atendimento ao Cidadão – Prefeitura na Capela Endereço: Estrada da Capela, 2.555 - Capela Horário de funcionamento: das 8h às 16h, de segunda a sexta.
Há taxas ou encargos? Não há taxa para inserir o pedido de autorização.
Quais os requisitos e documentos necessários para o serviço? Para o transporte escolar no município deverá atender às exigências previstas na Portaria Normativa DETRAN-SP nº 11, de 10 de novembro de 2023, bem como ao disposto no artigo 11 da Lei Municipal nº 2.382/1998, que estabelece a obrigatoriedade do selo municipal de autorização. Para a obtenção do selo, o permissionário deverá, inicialmente, abrir processo administrativo no Setor de Protocolos da Prefeitura, apresentando os documentos listados abaixo para análise e emissão da autorização municipal. Após essa etapa, será necessário apresentar ao Departamento de Mobilidade Urbana as autorizações do DETRAN referentes ao veículo e ao condutor, conforme a referida Portaria, para que o selo seja devidamente fixado no veículo autorizado.
DOCUMENTOS DO PERMISSIONÁRIO DO ALVARÁ: Alvará da Prefeitura; Comprovante de pagamento do alvará (com autenticação bancária) ou Certidão de quitação de débitos; CNH Categoria D ou E com a descrição de que exerce atividade remunerada e CETE – Condução de Transporte Escolar; CRLV atual do veículo licenciado no município; Certidão de antecedentes criminais (com emissão de até 3 meses da data de abertura do processo); Comprovante de residência recente (com emissão de até 3 meses da data de abertura do processo) e Atestado de médico de saúde que está apto para a atividade, (com emissão de até 3 meses da data de abertura do processo - original). Obrigatório, informar no Requerimento o prefixo do Veículo.
DOCUMENTOS DO MOTORISTA AUXILIAR: Cópia da CNH Categoria D ou E com a descrição de que exerce atividade remunerada e CETE – Condução de Transporte Escolar; Certidão de antecedentes criminais (recente); Cópia do comprovante de residência recente (com emissão de até 3 meses da data de abertura do processo); Atestado de médico de saúde que está apto para a atividade, (com emissão de até 3 meses da data de abertura do processo - original).
Quais são as etapas de processamento ou oferta do serviço? Triagem: Com a documentação exigida em mãos, compareça pessoalmente à Central do SIM ou à Capela e, no balcão de triagem, informe que deseja se inscrever para a vistoria e inscrição semestral. Atendimento presencial: solicitar ao agente público a abertura de processo administrativo para fiscalização semestral de auto escolar e fornecer toda a documentação obrigatória. O processo será encaminhado à Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana para análise. Caso os documentos estivessem corretos, o agente público fará a solicitação e informará o prazo através dos contatos telefônicos disponibilizados no pedido de cassação da autorização para realização da fiscalização no DETRAN. Caso a documentação esteja incorreta ou incompleta deverá regressar ao serviço munido dos documentos obrigatórios. Homologação da documentação: a partir da solicitação de emissão de autorização para realização de vistoria, a documentação será elaborada e assinada pelo responsável. Quando a documentação estiver pronta, você será convocado diretamente pela equipe para realizar o saque. Vistoria veicular: Com a autorização de vistoria em mãos, o proprietário deverá reunir toda a documentação exigida pelo órgão e agendar uma vistoria no DETRAN ou outro Órgão por ele definido. Etiquetagem do veículo: Após a vistoria no DETRAN, o proprietário/condutor deverá comparecer novamente à Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana para realizar a etiquetagem do veículo, trazendo cópia das autorizações de transporte escolar no link: Autorização de Transporte Escolare Autorização de Condução, verificando sua homologação no fiscalização do DETRAN, de segunda a sexta, das 9h às 16h30.
Qual o tempo estimado de espera pelo serviço? Para emissão da autorização, aproximadamente 4 (quatro) dias úteis. A adesão é feita no momento do atendimento do responsável pelo departamento.
Qual o prazo para prestação do serviço? A partir da data de entrega da documentação completa, a adesão é feita de imediato.
Qual é a forma de prestação de serviço? E o local para acessá-lo? Após o recebimento do processo, o departamento de trânsito verificará a documentação, que será analisada pela equipe responsável. Caso os documentos estejam adequados, haverá acionamento diretamente pela equipe para a retirada da autorização para realização da vistoria presencial do veículo no DETRAN.
Como posso monitorar o andamento do serviço? Não há previsão de monitoramento do serviço. Outras informações sobre a fiscalização obrigatória para escolares também podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana : (19) 3826-7699 – Filial 5013/5014.