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SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL E MOBILIDADE URBANA
VISTORIA: Transporte individual de passageiros - Táxi
Vistoria de transporte individual de passageiros - táxi
O que é o serviço? A inspeção dos veículos que são utilizados ao transporte individual de passageiros, para atividade de táxi, é feita de forma periódica, uma vez ao ano, a fim de garantir a segurança dos passageiros e usuários deste serviço no Município. Atualmente, há 19 alvarás expedidos para o exercício deste tipo de atividade em Vinhedo.
Qual é o órgão responsável? A Secretaria Municipal Defesa Social e Mobilidade Urbana e a Secretaria de Finanças e Economia.
Qual é o Órgão Prestador? O departamento de transportes, da Secretaria Municipal Defesa Social e Mobilidade Urbana e a Secretaria de Finanças e Economia.
Quais as normas e/ou legislações que regulam o serviço? A Lei nº 2.956/2006 e 4.139/2022 que dispõe sobre as normas para a execução de serviços de transporte individual de passageiros em veículos automotores de aluguel (táxi) na cidade e dá outras providências. Já a Lei Municipal nº 3.446/2011 altera o “caput” do art. 2º da Lei nº 2.956/2006.
A partir de 24 de maio de 2016, a comunicação visual dos táxis também deve obedecer aos critérios estabelecidos no Decreto Municipal nº 132/2016.
As tarifas de táxi em Vinhedo são fixadas por meio do Decreto Municipal nº 194/2016. Anteriormente era o 251/2016 aprova a tabela de tarifas dos serviços de transporte individual de passageiros por meio de táxi.
Quem pode requerer o serviço? Pessoas físicas, sob regime de permissão (permissionário) e mediante alvará da Prefeitura Municipal de Vinhedo.
Há prioridade para o atendimento? No atendimento presencial tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000
Quando solicitar? Anualmente. Ao exercício de 2024, os taxistas têm até 12 de janeiro de 2024 para protocolar o pedido de vistoria. Caso o proprietário do táxi perca o prazo de realização da vistoria Anual, deverá protocolar no setor de protocolo o agendamento de uma nova data.
Onde solicitar? No setor de protocolo que funciona no seguinte endereço:
‣ SIM Centro
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro
Horário de atendimento: das 11 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
‣ SIM Capela
Endereço: Estrada da Capela, nº 255 - Capela
Horário de atendimento: das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
Há taxas ou cobranças? Quando à adesivação o valor é fixado conforme o decreto nº 430/2023.
Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço? Os interessados devem abrir um processo administrativo no Setor de Protocolos pedindo a solicitação de vistoria. O taxista terá que fornecer, obrigatoriamente, a cópia simples e física da documentação necessária (confira abaixo).
Caso o proprietário do táxi perca o prazo de realização da vistoria anual, deverá protocolar no Setor de Protocolos o agendamento de uma nova data. Os taxistas que não realizarem a vistoria obrigatória podem perder suas licenças.
Para que o veículo seja vistoriado, a comunicação visual do táxi deve obedecer aos critérios padronizados estabelecidos pelo município.
Após o recebimento dos documentos pela Secretaria Municipal Defesa Social e Mobilidade Urbana, os taxistas serão informados a data e o local da vistoria. Informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria Municipal Defesa Social e Mobilidade Urbana, (19) 3826-7699.
Confira a documentação necessária:
Alvará de estacionamento;
Comprovante de pagamento da licença municipal/Certidão quitação de Débitos;
Atestado médico emitido por profissional do Sistema único de Saúde (SUS), em 2024;
Cartão de inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
Certidão de Distribuição Criminal (original), emitida pelo Fórum de Vinhedo;
Cobertura seguro responsabilidade civil contra terceiros;
Comprovante de residência (caso o comprovante não esteja no nome do proprietário, ou de seus pais, apresentar cópia do contrato de aluguel);
Carteira Nacional da Habitação (CNH), com a observação de que exerce atividade remunerada;
Contrato de motorista auxiliar (quando necessário);
RG e CPF;
Documento de veículo (CRLV) usado à atividade em nome do permissionário;
Foto 5×7 e número do prefixo;
Foto da lateral e da traseira do veículo correspondente ao documento;
Documento do auxiliar (casou houver);
O permissionário deve dar entrada no pedido. O setor de protocolo não está autorizado a abrir processo administrativo, para solicitação de vistoria, se o requerente não fornecer os documentos acima descritos.
Caso o permissionário, por qualquer motivo, perca o prazo de realização da vistoria anual, deverá protocolar no setor de protocolo o agendamento de uma nova data.
Lembre-se que para passar pelo ato de vistoria do veículo, a comunicação visual do táxi deverá obedecer aos critérios estabelecidos no Decreto Municipal nº 132/2016.
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Triagem: dentro do prazo de solicitação e com a documentação exigida em mãos, dirija-se pessoalmente à Central SIM Vinhedo Digital e, no balcão de triagem, informe que deseja fazer a abertura de processo administrativo para solicitação de vistoria de táxi. Você será direcionado ao setor de protocolo.
Atendimento presencial: solicite ao agente público a abertura de um processo administrativo para vistoria de táxi e forneça toda a documentação obrigatória. Se os documentos estiveram corretos, o agente público fará a abertura de um processo administrativo e lhe entregará um canhoto, com o número de seu protocolo. Se a documentação estiver errada ou incompleta, você deverá retornar ao atendimento com os documentos obrigatórios.
Homologação da documentação: a partir da abertura de processo administrativo, a documentação será enviada à Secretaria Municipal Defesa Social e Mobilidade Urbana
e Secretaria de Finanças e Economia, para ser analisada pela equipe responsável. Se os documentos estiverem aptos, você será convocado(a) diretamente pela equipe a fazer a vistoria presencial do veículo. Se a documentação for indeferida, você será informado via Protocolo On-line.
Vistoria presencial do veículo: na data de vistoria presencial, apresente-se com seu veículo no endereço de vistoria. As condições gerais do veículo serão avaliadas pela equipe, que fará a averiguação das condições dos equipamentos, aspectos visuais de conservação, de limpeza da condução até a presença de itens de segurança e comprovante de pagamento de taxa de adesivação.
Liberação do selo de vistoria: se o veículo for aprovado na vistoria presencial, o proprietário do táxi irá receber o selo de vistoria com validade de um ano que deverá fixado em local visível ao conhecimento do passageiro.
O veículo também deve deixar em local visível o Decreto nº 194/2022, para que o cidadão possa consultar a tabela de tarifas vigente no município.
Qual é o tempo estimado de espera para o atendimento? Dentro de 20 dias úteis, a contar da data de abertura do processo administrativo. Se documentação e o veículo do permissionário estiverem aptos, o selo de vistoria é fixado assim que terminada a vistoria.
Qual é o prazo para prestação do serviço? A contar da data de entrega da documentação completa, a adesivação é feita imediatamente.
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo? Recebido o processo, o departamento de trânsito verificará a documentação, que será analisada pela equipe responsável. Se os documentos estiverem aptos, haverá convocação diretamente pela equipe para realizar a vistoria.
Como posso acompanhar o andamento do serviço? Você pode acompanhar o andamento de seu processo administrativo por meio do sistema de Protocolo On-line.
Para tanto, na tela do sistema, clicar em “Pesquisar processo”. Depois, digitar o número do processo e o ano, clicando em “Pesquisar”. Atente-se aos comunicados da coluna “Observações”.