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Carta de Serviços ao Cidadão
Atualizado em: 30/07/2025 às 09h25
SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO
Atualização de dados cadastrais - Cartão Cidadão de Vinhedo
Atualizado em: 11/07/2025
Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Solicitação
Online Presencial

Documentação

Atualização de dados cadastrais - Cartão Cidadão de Vinhedo


O que é o serviço?
O serviço é destinado aos cidadãos que já possuem o Cartão Cidadão, porém precisam atualizar as informações constantes em sistema. Também se destina aos cidadãos que tiveram alterações/mudanças de endereço, telefone, ou dados pessoais, ou para aqueles que estão com o cartão cidadão fora do período de validade (2 anos).
 

Qual é o órgão responsável?
Secretaria Municipal de Governo
 

Qual é o órgão prestador?
Central SIM
 
 
Quais são as normas e/ou legislação que regulamentam o serviço?
 

Quem pode requerer o serviço?
Cidadãos que residem na cidade e funcionários públicos municipais.
 

Há prioridade para o atendimento?
Sim. No atendimento presencial, têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, pessoas com transtorno do espectro autista e pessoas obesas, conforme estabelece a Lei nº 10.048/2000
 

Quando solicitar?
Quando houver qualquer alteração cadastral das informações constantes em sistema ou após o período de validade do Cartão Cidadão (2 anos). O serviço pode ser solicitado em qualquer época do ano.
 

Onde Solicitar?
SIM Centro
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro
Horário de atendimento: das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.     
                                     

SIM Capela
Endereço: Rua Alaor Cieni (Estrada da Capela), 2.555 - Capela
Horário de atendimento: das 08 às 17 de segunda a sexta-feira.

 
Há taxas ou cobranças?
Não há cobrança de taxas para solicitação desse serviço.
 

Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
O atendimento é realizado exclusivamente de forma presencial, pois é necessário realizar o registro fotográfico e biométrico do cidadão no momento do atendimento.

Para ser atendido, é obrigatória a apresentação das vias originais dos seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG) e CPF, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Certidão de nascimento, no caso de menores de 18 anos (acompanhados do responsável legal, ambos com agendamento prévio);
  • Comprovante oficial de residência recente, emitido nos últimos 60 dias no máximo.

Comprovantes de residência aceitos:

  • Conta de água, gás, energia elétrica, internet fixa ou telefonia fixa;
  • Contrato de aluguel vigente, com firmas reconhecidas em cartório do locador e locatário (dispensado o reconhecimento de firma se o contrato for emitido por imobiliária);
  • Certidão de registro de imóvel, compromisso de compra e venda ou outros títulos idôneos de propriedade.

Os comprovantes devem estar em nome do solicitante do Cartão Cidadão ou de seu cônjuge, mediante apresentação de Certidão de Casamento ou declaração de União Estável.

Não é aceita declaração de residência como comprovante de endereço.

Caso o(a) requerente ainda não possua comprovante de residência em seu nome ou do cônjuge, será aberto um procedimento interno de Atestação de Residência, com vistoria no endereço informado. O Cartão Cidadão será emitido após a confirmação da residência.


Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Agendar o atendimento para uma das Centrais SIM preferencialmente pela internet no link: (https://vinhedo.mitraonline.com.br/servicosonline):
  1. Cadastre-se: acesse aqui o site de eletrônico de Agendamento ou no site da Prefeitura de Vinhedo, no menu principal, posicione o cursor em “Cidadão” e, depois, clique em “Agendamento".  Se não tiver um cadastro, basta fazê-lo para acesso ao sistema, seguindo o passo a passo disponibilizado.  
  2. Agende seu atendimento: cadastrado no sistema, forneça o e-mail e senha pessoais e clique em “Conectar”. Depois, clique em “Agendamento” para escolher o dia, unidade, horário e serviço de seu o atendimento.
  3. Atendimento presencial: no dia e horário do agendamento on-line, compareça à unidade escolhida com a documentação original e obrigatória em mãos e procure o balcão de triagem para validação dos documentos. Se a documentação estiver incompleta, será feito o agendamento de uma nova data ao seu atendimento.  
  4. Emissão do Cartão Cidadão de Vinhedo: Se o(a) cidadão(ã) estiver apto(a) ao atendimento, os documentos serão digitalizados e será realizada a coleta de biometria e o registro fotográfico. Após essas etapas, o atendente emitirá o Cartão Cidadão de Vinhedo, que será entregue ao requerente ao final do atendimento. 

Se busca presencial direta nos locais de atendimento (demanda espontânea):    
  1. Triagem: leve a documentação exigida para análise. Se os documentos estiverem certinhos e houver agenda disponível, você já será direcionado(a) ao atendimento presencial. Se não houver agenda disponível ou a documentação estiver incompleta, será feito o agendamento de uma nova data ao seu atendimento.   
  2. Atendimento presencial: se estiver apto(a) ao atendimento, os documentos serão digitalizados e será feito o registro fotográfico e coleta de biometria do cidadão.   
  3. Emissão do Cartão Cidadão de Vinhedo: depois do registro fotográfico, coleta de biometria e digitalização da documentação, o atendente fará a emissão do Cartão Cidadão de Vinhedo, entregando ao requerente ao fim do atendimento.

O atendimento é feito, exclusivamente, de forma presencial para registro fotográfico e coleta de biometria do cidadão no momento de seu atendimento. Além disso, é preciso apresentar, obrigatoriamente, as vias originais dos documentos descritos acima.
 

Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
O atendimento presencial tem atendimento estimado entre 15 e 30 minutos, a partir da busca no balcão de triagem.
 

Qual o prazo para a prestação do serviço?
Na data agendada, o Cartão Cidadão atualizado e entregue na finalização do atendimento.
 

Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
O agendamento para o atendimento presencial é realizado preferencialmente pela internet no link: Agendamento, ou presencialmente em uma das Centrais SIM. No dia e horário do agendamento on-line, compareça à unidade escolhida com a documentação original e obrigatória em mãos e procure o balcão de triagem para validação dos documentos, após o atendimento o Cartão Cidadão é emitido.
 

Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Presencialmente em uma das Centrais SIM.
Serviço relacionado a secretaria:
Governo
Governo
Jorge Torrezin
ATENDIMENTO:
8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Rua João Corazzari, nº 394, Centro, CEP: 13280-091
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