Trabalha com ações e com a elaboração de políticas públicas da Secretaria de Desenvolvimento, nos segmentos de segurança alimentar e nutricional, de agricultura e abastecimento, visando o adequado funcionamento do sistema de distribuição e comercialização de alimentos.
Também define sistemas, elabora planejamento operacional e de assistência à direção de empresas agropecuárias, pesqueiras, floreais e equivalentes.
O CAR é uma ferramenta obrigatória para todos os imóveis rurais, conforme o Novo Código Florestal (a Lei nº 12.651/2012). Tem a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais com área igual ou menor do que quatro módulos fiscais, para compor base de dados ao controle, monitoramento, planejamentos ambiental e econômico contra o desmatamento. Além disso, é obrigatório para a obtenção de crédito agrícola.
Lembre-se que a responsabilidade pela inserção dos dados no SiCAR-SP é dos proprietários e possuidores rurais.
Iniciado em 2011, o projeto começou com o cadastramento de toda área de agricultura do município e, a partir de 2012, com um chamamento público que cadastrou os produtores com interesse neste fornecimento, para que iniciassem o trabalho já naquele ano.
Para participar do projeto há as normas que são definidas pelo Ministério de Agricultura e pelo Ministério da Educação, sendo que Vinhedo tem que se orientar para executar tal serviço.
Esta ação tem gerado benefícios para os usuários (basicamente das escolas da rede pública municipal e estadual), aos quais são fornecidas as refeições que são feitas com alimentos naturais.
O chamamento público visa o cadastro de grupos formais e informais de agricultores familiares à aquisição de gêneros alimentícios de agricultura familiar para alimentação escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino.