Os PATs fornecem informações e orientações ao trabalhador e também auxilia os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos (entre quem procura emprego e quem tem uma vaga), dentre outros serviços.
Faz parte de uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo, que concentra serviços gratuitos à população. Estão presentes em todas as regiões do Estado, sendo que em Vinhedo há dois locais de atendimento ao público.
Entre os serviços oferecidos estão:
‣ emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): o serviço de emissão da Carteira de Trabalho é oferecido em toda a rede de PATs do Estado de São Paulo. Para saber como emitir a sua, clique aqui.
‣ Emprega Brasil: os interessados pelas vagas de emprego podem se cadastrar pessoalmente nos PATs ou no site do Emprega Brasil;
‣ habilitação ao seguro-desemprego: promove a habilitação do trabalhador, a partir do encaminhamento de desempregado em virtude da dispensa sem justa causa. Para dar entrada no Seguro-Desemprego, clique aqui.
‣ intermediação de mão de obra: promove a (re)colocação do trabalhador no mercado de trabalho por meio de buscas junto ao Sistema Nacional de Emprego – SINE. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador. Clique aqui para mais informações sobre as vagas disponibilizadas pelo PAT.
Em Vinhedo, há duas unidades do PAT e que funcionam nos seguintes locais:
‣ SIM Centro
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro, CEP: 13280-081
Telefones: (19) 3876-0500 ou 3876-1077
Horário de atendimento: das 8 às 12 horas e das 13 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira
E-mail: patvinhedo@sde.sp.gov.br
‣ SIM Capela
Endereço: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 94, sala 2, Capela, CEP: 13285-514
Telefone: (19) 3886-1064
Horário de atendimento: das 8 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira
E-mail: diretoria.atendimentocapela@vinhedo.sp.gov.br
As vagas da semana são disponibilizadas semanalmente no Boletim Municipal.
Este é um órgão atuante em Vinhedo, que tem por finalidade estabelecer, acompanhar e avaliar a Política Municipal de Emprego, Trabalho e Renda.
É uma comissão tripartite e paritária, porque é integrada – em igual número – por representantes dos trabalhadores, empregadores e governo. A Comissão Municipal de Emprego – instituído pela Portaria nº 642/2017 – conhece o mercado de trabalho local, tendo em vista as peculiaridades de Vinhedo, suas tendências, alternativas e prioridades.
Os membros desta comissão são de instituições públicas e privadas, que avaliam e propõem programas da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (Sert) no município.
Alguns exemplos de programas são o Banco do Povo Paulista, Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), Programa Estadual de Qualificação (PEQ), Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), entre outros.