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Banco do Povo Paulista

Banco do Povo Paulista é um programa de microcrédito produtivo do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Secretaria  Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vinhedo, através da  Secretaria  Municipal de Desenvolvimento Econômico.

É voltado à concessão de empréstimos para empreendedores formais ou informaisMicroempreendedores Individuais (MEIs), produtores rurais formalizados, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas, visando promover geração de emprego e renda.

A taxa de juros é de 0,35% ao mês e os contratos podem ser feitos até o valor máximo de R$ 5.000,00 (cinco mil. reais) para pessoas físicas e de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para pessoas jurídicas.
 

Qual é o órgão responsável?

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo Estadual.

 

Qual é o órgão prestador?

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
 

Quais são as normas e/ou legislações que regulamentam o serviço?

As normas que regem esse serviço podem ser consultadas http://www.bancodopovo.sp.gov.br/ (site em manutenção)

 

Quem pode requerer o serviço?

Para participar é preciso desenvolver atividade produtiva (formal ou informalmente) nos municípios contemplados pelo Banco do Povo Paulista.

Se pessoa física é necessário residir no mesmo município há mais de dois anos ou ter negócio há mais de dois anos com endereço fixo no município. Caso o interessado seja pessoa jurídica, não há restrição de tempo de residência, mas é preciso comprovar faturamento bruto de até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil) nos últimos 12 meses, no caso de empresas; e de até R$ 81.000,00 (oitenta e mil) no caso de Micro Empreendedor Individual (MEI).

Já o produtor rural precisa estar legalizado na Casa da Agricultura e ter CNPJ.
 

Há prioridade para o atendimento?

No atendimento presencial tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

 

Quando solicitar?

Pode ser solicitado a qualquer momento.

 

Onde solicitar?

Você deve ir presencialmente à unidade do Banco do Povo Paulista, que funciona no seguinte local de atendimento:

 SIM Centro

Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro (CEP: 13280-081)

Horário de atendimento: das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

E-mail: vinhedo@bancodopovo.sp.gov.br

 

Há taxas ou cobranças?

Não há taxas ou cobranças da Prefeitura de Vinhedo.

Os juros são pré-fixados de 0,35% ao mês para todas as linhas de crédito. Não há cobrança de taxas de abertura de crédito, de cadastro ou de elaboração de contrato.


Quais são os requisitos e impedimentos?

Tanto para a pessoa física quanto para a jurídica não deve haver restrições cadastrais no SCPCSERASA Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais Estadual (CADIN).

Também é preciso apresentar devedor solidário (pessoa física, sem restrição cadastral, podendo ser parente de 1º grau) e alienação fiduciária (para a modalidade investimento fixo com alienação fiduciária).

Para verificar a possibilidade de financiamento serão requeridos os documentos originais de cada um deles. 

 

Documentação para pessoa física:

 RG, CPF e título de eleitor do cliente e do cônjuge;

 certidão de casamento;

 comprovante de residência do cliente (somente conta de água, luz ou telefone do mês atual ou anterior);

 comprovante de identificação de conta corrente;

 imposto de renda para clientes autônomos profissionais liberais;

os 3 (três) últimos extratos bancários.


Documentação para pessoa jurídica (ME/Ltda):

 contrato social e a última alteração;

 requerimento do empresário (empresas individuais);

  cartão CNPJ;

 RG e CPF do cliente, dos sócios e dos cônjuges;

 certidão de casamento do cliente e dos sócios;

 comprovante de residência do cliente e dos sócios (somente conta de água, luz ou telefone do mês atual ou anterior);

 comprovante de identificação de conta corrente (jurídica).


Documentação para pessoa jurídica do tipo MEI:

 certificado de condição de MEI;

cartão CNPJ;

 inscrição estadual e/ou municipal;

 RG, CPF e título de eleitor do cliente e do cônjuge;

certidão de casamento do cliente;

 comprovante de residência do cliente (somente conta de água, luz ou telefone do mês atual ou anterior);

comprovante de identificação de conta corrente (jurídica);


Se avalista (não obrigatório):

 RG, CPF e título de eleitor do avalista e do cônjuge;

 certidão de casamento do avalista;

 comprovante de residência do avalista (somente conta de água, luz ou telefone do mês atual)

 comprovante de renda (contracheque dos três últimos meses e carteira de trabalho);

 se autônomo, o imposto de renda;

 se aposentado ou pensionista, o benefício do INSS.

 

Quais são as etapas?

1. Atendimento presencial: com os documentos em mãos, dirija-se ao local de atendimento para verificação dos tipos de financiamentos disponíveis e aptos ao perfil interessado.

2. Homologação de solicitação: a concessão do valor solicitado está sujeita à análise de pagamento do solicitante e do avalista, quando aplicável.

3. Financiamento: se aprovado o financiamento, o agente público irá lhe dar as respectivas orientações no atendimento presencial.

 

Quais são os prazos?

O atendimento presencial tem atendimento estimado entre 30 a 50 minutos, a partir da busca no balcão de triagem.

Ainda não foi estimada a liberação do financiamento, uma vez que essa se dá por meio do governo estadual.


Como posso acompanhar o andamento do serviço?

As solicitações de crédito e demais consultas devem ser realizadas diretamente na unidade do Banco do Povo Paulista em Vinhedo, presencialmente.

 SIM Centro

Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro (CEP: 13280-081)

Horário de atendimento: das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

E-mail: vinhedo@bancodopovo.sp.gov.br

 

 

Compromissos de atendimento

O agente público deve atender o cidadão com presteza, prestando as informações requeridas (ressalvadas as protegidas por sigilo) e respeitando os requisitos legais e etapas informadas ao serviço.

Ainda conforme os princípios expressos na Lei Federal nº 13.460/2017 e na Lei Municipal nº 3.915/2019, o cidadão que seja usuário de serviços públicos municipais, em seus atendimentos, deve receber atendimento com urbanidade, respeito, cortesia, acessibilidade, igualdade, eficiência, segurança e ética.

 

Informações complementares do serviço

Os tipos de financiamentos disponíveis são: capital de giro, investimento fixo e misto (capital de giro + investimento fixo).

A concessão do valor solicitado está sujeita à análise de pagamento do solicitante e do avalista, quando aplicável. A destinação dos recursos deve estar enquadrada nas normas do programa.

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