Sobre o Ônibus Cultural
Retomado em abril do ano passado, após longo período de inatividade devido à pandemia, o Ônibus Cultural faz parte do calendário cultural de Vinhedo há mais de uma década.
Mensalmente são abertas inscrições para os munícipes viajarem acompanhados por funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo, rumo a diversos destinos nas redondezas - em especial os da cidade de São Paulo, tais como: centros culturais, exposições, feiras, museus, parques e o que mais promover o intercâmbio artístico, cultural e turístico.
As inscrições para o Ônibus Cultural são feitas online e gratuitamente, salvo em casos onde é cobrada a entrada por um dos destinos da correspondente edição.
Para saber sobre os próximos destinos, fique alerta às notícias no site da prefeitura e às nossas redes sociais, @secturvinhedo no
Facebook e
Instagram.
Sobre a edição de maio
O passeio da vez será rumo ao Mercado Municipal Paulistano (Mercadão de São Paulo) e ao Museu Catavento.
No famoso "Mercadão", os visitantes se depararão com um dos mais emblemáticos pontos turísticos da cidade. Nele é possível encontrar de tudo! Tem desde verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha.
Além disso, foi nele que surgiu o tão conhecido lanche de mortadela que, segundo falam, nasceu de uma brincadeira de funcionários de um dos estabelecimentos, que exageraram na mortadela e sem querer agradaram a clientela. Hoje, vê-se a simples e deliciosa receita replicada por toda a capital. Será que conseguiremos também desfrutar de um destes?
Posteriormente, no Museu Catavento, nossos passageiros ficarão à vontade para conhecer as quatro grandes áreas que possui: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. A visita não contará com guia educativo do museu, mas calma!
Acesse aqui o material de apoio para se localizar e conseguir aproveitar ao máximo.
É importante notar que o Museu Catavento possui um quadro de normas que deve ser seguido por todos os visitantes!
Leia aqui.
Cronograma da viagem (21/05/2023):
8h – Partida de Vinhedo, em frente ao Centro Cultural “Engenheiro Guerino Mário Pescarini” (Rua Monteiro de Barros, 101, Centro), rumo ao Mercado Municipal Paulistano;
13h30 – Previsão de partida do Mercado Municipal Paulistano, rumo ao Museu Catavento;
16h – Partida do Museu Catavento, de volta a Vinhedo.
18h – Previsão de chegada a Vinhedo.
Dúvidas frequentes:
Quem pode aderir ao Ônibus Cultural?
R: Somente residentes no município de Vinhedo com comprovação fornecida no ato da inscrição.
Existe idade mínima e máxima para adesão?
R: O Museu Catavento não menciona idade mínima para entrada, embora recomende a visita para pessoas a partir dos 7 (sete) anos de idade. De qualquer forma, é importante notar que o passeio é demorado e pode se tornar cansativo para algumas pessoas. Portanto, recomendamos que não sejam inscritas crianças muito pequenas. Não há limite de idade máxima para participar. Idosos são muito bem-vindos.
Existe cobrança para inscrição?
R: NÃO! O inscrito somente é cobrado quando o destino da vez possui entrada paga. No caso do Museu Catavento, a gratuidade foi adquirida para esta edição do Ônibus Cultural, assim como é fornecida para escolas. O transporte é totalmente custeado pela Prefeitura Municipal de Vinhedo.
Menores de idade devem ir acompanhados?
R: SIM! Menores de idade devem ir acompanhados do responsável legal, que deve também realizar sua inscrição separadamente.
Posso levar alimentos?
R: Alimentos podem ser levados para consumo no ônibus e no Mercado Municipal Paulistano. A entrada de alimentos no Museu da Catavento é proibida, salvo exceções conforme sessão de regras, que pode ser lida
aqui.
Posso levar bolsas?
R: O Museu Catavento não menciona a proibição de bolsas e mochilas na área de exposição. Entretanto, recomendamos evitar o uso de acessórios grandes, uma vez que podem causar acidentes e acabar danificando peças lá expostas. Podem ser deixadas no ônibus caso o inscrito deseje.
Preciso saber de mais alguma coisa?
R: Com certeza! Pedimos que sejam lidas as orientações do museu, disponíveis
clicando aqui. Quanto ao Mercado Municipal Paulistano, este possui um site que pode ser acessado
clicando aqui.