Secretarias / Departamentos
1ª Conferência Municipal de Cultura de Vinhedo

Vinhedo realizou a Primeira Conferência Municipal de Cultura.

O evento teve como objetivo debater os desafios e analisar a conjuntura da área de cultura no município, estado e país.

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Vinhedo. O evento ocorreu no dia 29 de outubro de 2023, visando debater os desafios e analisar a conjuntura da área de cultura no município, estado e país.

A 1ª Conferência Municipal de Cultura de Vinhedo é um instrumento democrático de participação, reflexão, avaliação e planejamento de políticas públicas para a cultura com abrangência municipal, estadual e federal. A conferência de cultura constitui-se em uma instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas.

Com tema central, ‘Democracia e Direito à Cultura’, os eixos foram: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade, e Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Antecedendo o evento principal, duas pré-conferências foram realizadas nos dias 19 e 20 de outubro, funcionando como laboratórios de ideias e fóruns de discussão. Os fazedores de arte e cultura e demais membros da comunidade foram convidados a comparecer e contribuir para a construção de uma pauta diversificada e relevante. Na Conferência Municipal foram definidas as propostas e eleitos os delegados que representarão a cidade na etapa estadual nos dias 08 e 18 de dezembro.

O encontro possibilitou o estabelecimento de metas e a visualização de caminhos, além da troca de informações valiosas no fortalecimento e consolidação das políticas culturais no município.

Acesse aqui o relatório final da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Vinhedo.