Sobre o Ônibus Cultural
O Ônibus Cultural faz parte do calendário cultural de Vinhedo há mais de uma década.
Mensalmente são abertas inscrições para os munícipes viajarem acompanhados por funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo, rumo a diversos destinos nas redondezas - em especial os da cidade de São Paulo, tais como: centros culturais, exposições, feiras, museus, parques e o que mais promover o intercâmbio artístico, cultural e turístico.
As inscrições para o Ônibus Cultural são feitas online e gratuitamente, salvo em casos onde é cobrada a entrada por um dos destinos da correspondente edição.
Para saber sobre os próximos destinos, fique alerta às notícias no site da prefeitura e às nossas redes sociais, @secturvinhedo no
Facebook e
Instagram.

REQUISITOS
Para se inscrever é necessário comprovar residência no município por meio do novo Cartão Cidadão Vinhedo dentro da validade. Somente o documento atualizado é admitido.
Além disso, algumas edições do evento possuem restrição de idade, além de cobrança de ingresso no destino. Tenha sempre atenção à todas as informações do passeio.
Sobre a edição de SETEMBRO
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abrirá inscrições para passeio com transporte gratuito à 42ª Edição da Expoflora, em Holambra/SP.
O evento apresenta um pouquinho da Holanda para seus visitantes, com forte cultura no cultivo de flores e outros produtos. As atrações de destaque são: Chuva de Pétalas, Shopping das Flores, Exposição de Arranjos Florais, Parada das Flores, Mostra de Paisagismo e Jardinagem, Passeio Turístico Magic Garden (ingresso à parte), danças e gastronomia típicas holandesas, parque de diversões (ingresso à parte), shows musicais ao vivo e muito mais.
O Ônibus Cultural visitará o festival no dia 14 de setembro, domingo, com saída às 8h do Centro Cultural "Engenheiro Guerino Mário Pescarini", Rua Monteiro de Barros, nº 101 - Centro. O encontro para retorno está previsto às 17h15, após a tão aguardada Chuva de Pétalas.
Interessados devem promover sua inscrição gratuitamente no formulário no final desta página, a partir das 8h do dia 02 de setembro, sujeita à disponibilidade de vagas, que são limitadas. É necessária a apresentação do Cartão Cidadão Vinhedo com validade, e obrigatório o acompanhamento de menores de idade por responsável legal.
Após realizada a inscrição, compre seu ingresso no site, clicando aqui.
Cronograma da viagem de 14/09/2025, DOMINGO, rumo à 42ª EXPOFLORA de Holambra/SP
8h – Partida de Vinhedo, em frente ao Centro Cultural “Engenheiro Guerino Mário Pescarini” (Rua Monteiro de Barros, 101, Centro), rumo ao evento;
17h15 – Previsão de embarque para retorno a Vinhedo;
18h30 – Previsão de chegada a Vinhedo.
Dúvidas frequentes:
Quem pode aderir ao Ônibus Cultural? Existe idade mínima e máxima para adesão?
R: Somente residentes no município de Vinhedo com comprovação mediante Cartão Cidadão de Vinhedo válido fornecida no ato da inscrição. Crianças de até 5 anos têm ingresso gratuito, mas ainda assim precisam ser inscritas na lista de passageiros do Ônibus Cultural.
Existe cobrança para inscrição?
R: O transporte é totalmente custeado pela Prefeitura Municipal de Vinhedo. A Expoflora, porém, possui cobrança de ingresso, que deve ser comprado após o cadastro bem sucedido no formulário do passeio e antes do dia do evento,
clicando aqui. As atrações Passeio Turístico Magic Garden e Parque de Diversões são cobrados à parte.
Clique aqui para saber mais sobre ingressos e quem tem direito à meia-entrada.
Menores de idade devem ir acompanhados?
R: SIM! Menores de idade devem ir acompanhados do responsável legal, que deve também realizar sua inscrição separadamente. Considera-se, aqui: pai, mãe, avô, avó ou guardião legal. Qualquer outro acompanhante no lugar destes deve ser maior de idade e apresentar antes do dia do passeio a autorização do responsável legal com assinatura reconhecida em cartório, devendo também levar o documento original no dia. Vide o primeiro item do tópico de dúvidas frequentes.
Posso levar bolsas?
R: Sim, é permitido levar bolsas, mas o custo para utilização de guarda-volumes é de R$ 13,00.
Posso levar alimentos?
R: A organização do evento proíbe a entrada com alimentos.
Sua dúvida não está aqui? Acesse a cessão de
dúvidas frequentes do evento.