A prevenção de doenças com a ajuda da imunização é uma conduta de extrema importância e de responsabilidade tanto dos cidadãos quanto do município.
Por isto, não só o público infanto-juvenil quanto os adultos e idosos têm que estar com as doses em dia. Sabendo disto, a Prefeitura de Vinhedo convoca periodicamente a população para que procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, a fim de atualizar a carteirinha de vacinação.
As unidades escolares municipais complementam este trabalho, pois sempre solicitam este documento no momento de inscrição ou rematrícula do aluno.
A partir do Cartão Cidadão de Vinhedo, cada munícipe pode consultar pela internet seu histórico de vacinas e imprimir sua carteira de vacinação por meio do Portal SIM Saúde.
Se desejar obter mais informações, clique na campanha de vacinação de seu interesse:
– catapora;
– febre amarela;
– gripe ou H1N1;
– HPV.
Outras vacinas podem ser consultadas junto ao profissional médico e às salas de vacina da Rede Municipal de Saúde. Clique aqui para conferir os endereços e horários de atendimento.
O Ministério da Saúde divulga em seu sítio eletrônico o calendário anual de vacinação aos públicos infanto-juvenil, adulto e idoso.
Embora muitas pessoas associem a imunização às crianças e aos adolescentes, não são apenas eles que precisam estar com a carteirinha de vacinação em dia.
Adultos e idosos também devem estar atentos às vacinas e reforços que precisam ser tomados ao longo dos anos. Entre elas está a vacina dT, contra difteria e tétano, que precisa ser atualizada a cada dez anos.
Em levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde as vacinas que mais caem no “esquecimento” do morador de Vinhedo são as doses de reforço da DPT (Difteria, Perturssis [coqueluche] e tétano) e da poliomielite, aos quatro anos de idade. Na faixa etária dos 15 anos estão as vacinas da dT (Difteria e Tétano) e da SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola).
Também há as vacinas SCR e da Hepatite B para as crianças e adolescentes que não receberam o número de doses para completar o esquema correto. Além destas, há a vacina contra o HPV, aplicada em duas doses e que previne contra o câncer de colo de útero.
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 1375, Jardim São Matheus
Telefone: (19) 3876-8729
E-mail: centromedico.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da sala de vacina: de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas
Endereço: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90, Capela
Telefones: (19) 3876-1726 ou 3886-8415
E-mail: policlinica.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da sala de vacina: de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, exceto à vacina BCG que somente é aplicada às quintas-feiras entre às 10 e 16 horas
Endereço: Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde
Telefone: (19) 3886-2395
E-mail: ubscasaverde.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da sala de vacina: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 13 horas e das 14 às 16 horas; às terças e quintas-feiras, das 9 às 13 horas e das 14 às 16 horas
Endereço: Rua Agenor Gallo, s/nº, Jardim Três Irmãos
Telefone: (19) 3876-4714
E-mail: ubstresirmaos.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da sala de vacina: às segundas, quartas e quintas-feiras, das 7 às 16 horas; e às terças e sexta-feiras, das 9 às 16 horas
Endereço: Rua Artur Biancalana, 120,Vila João XXIII
Telefone: (19) 3876-5285
E-mail: ubsvilajoao23.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da sala de vacina: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 16 horas; e às terças e quintas-feiras, das 7 às 16 horas
Endereço: Rua Brasília, 273, Vila Planalto
Telefones: (19) 3876-1841 (recepção) e 3886-3022 (farmácia)
E-mail: ubsplanalto.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da sala de vacina: de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas
UBS DRº JOSÉ OSMAR MEIRELLES DOS SANTOS
Endereço: Rua Agenor de Matos, s/nº, Parque São José
Telefones: (19) 3836-4894 e 3826-1287
E-mail: ubsmeirelles.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. A sala de vacina funciona às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 16 horas; e às quintas-feiras, das 7 às 16 horas