O Departamento de Vigilância em Saúde através do Setor de Controle de Zoonoses realiza ações de orientação e levantamento dos locais com aparecimento de escorpiões no município. Sendo assim a Secretaria de Saúde traz algumas informações importantes sobre os cuidados necessários para evitar o aparecimento do animal.
Em nossa região as espécies encontradas são o “escorpião amarelo” (Tityus serrulatus), adaptado a área urbana e de maior proliferação por se reproduzirem por partenogênese (são fêmeas que procriam sem necessidade do macho que as fecundem) e “escorpião marrom” (Titus bahiensis) encontrado em região de matas e apresentando os dois sexos.
Os escorpiões são animais de hábito noturno e bem adaptáveis ao ambiente urbano, seu aparecimento é mais comum durante os meses quentes e chuvosos, tornando se mais ativos e aumentando o risco de acidentes, pois é quando ocorre o período de reprodução. Abrigam-se em locais escuros, úmidos como: dormentes de linha de trem, com acúmulo de madeira em desuso, caixa de luz, encanamento em desuso, redes de esgoto, caixa de gordura, roupas e calçados, frestas em paredes e calçadas e entulhos.
Para evitar a proliferação destes animais é imprescindível que a população colabore mantendo os locais limpos, removendo entulhos, pedras, tijolos, azulejos, pisos, material de construção, restos de construção, latas, material inservível, dando a destinação correta do lixo doméstico, pois evita o aparecimento de baratas, principal alimento dos escorpiões em área urbana. Dentro das residências realizar o fechamento de ralos com telas ou dispositivos, tampar buracos, vedar soleiras de portas, batentes, evitar a proliferação de insetos, principalmente baratas. Essas ações tornam o ambiente desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação de escorpiões.
Apesar de sensível aos inseticidas aplicado diretamente sobre eles o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, não indica nenhum controle químico, pois cria-se a falsa sensação de proteção por parte dos moradores.
Em caso de acidentes com escorpiões a vítima deve ser imediatamente encaminhada ao Serviço de Urgência e Emergência para receber atendimento médico. Em Vinhedo temos três serviços:
- Irmandade Santa Casa de Vinhedo - Av. Independência, 405, Jd. Santa Rosa;
- UPA – Rua Aurélio José Frediani, 45, Jd. Santa Rosa;
- PA Capela – Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90 - Capela
DENÚNCIAS
O Setor de Controle de Zoonoses não realiza a eliminação dos escorpiões em locais públicos e privados, mas orienta a realização da remoção dos entulhos ou materiais inservíveis. Qualquer munícipe pode solicitar a presença da Zoonoses para avaliação e orientação com relação aos escorpiões, basta entrar em contato com o Setor de Controle de Zoonoses, através do telefone: 3826-7800 - Ramal: 3029, de segunda a sexta, das 8 às 16:30h.