Secretarias / Departamentos
Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e promulgaram o documento “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, comprometendo-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos, “sem deixar ninguém para trás”.

O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, 169 metas a eles atreladas e 231 indicadores, constituindo um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Para conferir a descrição completa de cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, confira o site das Nações Unidas: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Esses Objetivos são integrados e indivisíveis, funcionando como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos na jornada coletiva para um futuro verdadeiramente sustentável. Sendo assim, nos próximos anos de implementação da Agenda 2030, os ODS e suas metas irão estimular e apoiar ações em áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Além disso, destaca-se que os Objetivos Globais têm um grande poder mobilizador, pois compõem uma agenda positiva, de oportunidades, que pode favorecer uma intensa articulação entre os diferentes setores e forças políticas.

Vale lembrar que os municípios são fundamentais para a localização dessa agenda global. Por isso, para oficializar seu comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em fevereiro de 2021, Vinhedo aderiu à coalizão "Estratégia ODS", com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito de seus objetivos, metas e indicadores, além de discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda no município.

Atualmente, a "Estratégia ODS" reúne dezenas de organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da Academia, espalhadas por todo o país. Vinhedo se tornou a segunda cidade da Região Metropolitana de Campinas a integrar a rede. O processo de filiação foi mediado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAURB) e contou com o apoio e a assinatura do Prefeito, Dr. Dario Pacheco.

Se quiser saber mais, acesse: https://www.estrategiaods.org.br/

Este é um plano para governos, sociedade, empresas, Academia e para você!