Secretarias / Departamentos
Proteção Social Especial (CREAS e outros serviços)

A Proteção Social Especial (PSE) destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados.

Para integrar as ações da proteção especial é necessário que o cidadão esteja enfrentando situações de violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar em decorrência da aplicação de medidas socioeducativas.

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, nº 299, no Centro
 Telefones: (19) 3876-7400 Ramal 1906
 E-mail: camargo.elaine@vinhedo.sp.gov.br

Em Vinhedo o  Decreto Municipal nº 112/2016 institui na Secretaria Municipal de Assistência Social o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O que é o CREAS?

É uma unidade pública estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, dentre eles a violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras.
Os serviços ofertados são:

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a família e indivíduos (PAEFI)

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

Endereço: Rua Eugênio Trevisan, 219 - Jardim Itália
 Chefia: Márcia Adriana Galvani
 Telefones: (19) 3876-7400 Ramal 1950
 E-mail: galvani.marcia@vinhedo.sp.gov.br

Serviço de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida - LA e Prestação de Serviço à Comunidade - PSC

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.

Deve contribuir para o acesso aos direitos e para a resignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para a oferta do serviço se faz necessário a observância da responsabilização face ao ato infracional praticado, cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas específicas para o cumprimento da medida.

Endereço: Rua Eugênio Trevisan, 219 - Jardim Itália
 Chefia: Márcia Adriana Galvani
 Telefones:  (19) 3876-7400 | Ramal: 1950
 E-mail: galvani.marcia@vinhedo.sp.gov.br

Serviço Especializado em Abordagem Social

Serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.

Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros. O serviço ainda busca a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

Orientador Social: Márcia Adriana Galvani
 Endereço: Rua Osvaldo Cruz, nº 299, no Centro
 Telefones:  (19) 3876-7400 | Ramal: 1902, 1903
 E-mail: galvani.marcia@vinhedo.sp.gov.br

Serviço de Proteção Social Especial para pessoas idosos e suas famílias – Quero Vida

Oferta atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Conta com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários.

A ação da equipe será sempre pautada no reconhecimento do potencial família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.

Chefia: Simônia Francisca de Jesus
 E-mail: querovida.asocial@vinhedo.sp.gov.br
 Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, nº 1.385, Jardim São Matheus
 Telefone: (19) 3876-7400 Ramal 1992
 Horário de atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Para mais informações, clique aqui.