O setor, que integra o Vigilância em Saúde, realiza ações relacionadas ao programa de vigilância de prevenção e controle da raiva e ao programa de vigilância e controle do Aedes aegypti (para a prevenção da dengue).
A equipe ainda atua com o controle de roedores nas galerias de coletas de águas pluviais do município, para prevenção da leptospirose; e no atendimento de denúncias relacionadas a animais sinantrópicos e que são vetores de zoonoses, além de promover ações educativas relacionadas às antropozoonoses.
A estrutura do setor de zoonoses também dispõe de sala de vacina, centro cirúrgico, área pós-cirurgia, laboratório para identificação de larvas e carrapatos. A Prefeitura de Vinhedo não tem serviço de recolha de animais.
Para mais informações, clique no assunto de interesse:
MORCEGO CARAMUJO AFRICANO DENGUE
ESCORPIÃO
Ainda em Vinhedo a equipe de zoonoses realiza esporadicamente o cadastramento dos responsáveis pelos animais existentes na cidade, fazendo o seu georeferenciamento, o levantamento do número de animais (cães, gatos, cavalos, bois, entre outros), inquérito sorológico para leishmaniose (coleta de sangue para análise), entre outras ações de interesse à prevenção da saúde.
Esse trabalho inclui o levantamento do número de cães e gatos e a situação vacinal desses animais, além de orientação aos moradores. Também são avaliadas as condições reprodutivas destes animais e, se necessário, agendadas cirurgias de castração, para evitar crias indesejadas e consequente superpopulação.
Endereço: Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho
Telefones: (19) 3826-7499 - Ramal: 3009
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30
E-mail: zoonoses.saude@vinhedo.sp.gov.br